Notícia: Aprendiz Legal lança curso digital e gratuito sobre diversidade e inclusão no mundo do trabalho

Aprendiz Legal lança curso digital e gratuito sobre diversidade e inclusão no mundo do trabalho

Compartilhar

Formação aposta em competências profissionais estratégicas e contribui para a qualificação de jovens e trabalhadores

Um grupo de pessoas participa de uma atividade coletiva em um ambiente interno que lembra uma sala de treinamento ou coworking. Sentadas em mesas individuais, elas utilizam computadores e fones de ouvido, concentradas em tarefas digitais ou em uma atividade guiada. A disposição do espaço, os equipamentos e a postura dos participantes sugerem um contexto de capacitação, trabalho colaborativo ou aula prática, marcado por foco, troca e uso de tecnologia.
Curso tem certificação e pode ser feito por qualquer pessoa. Foto: Jep Gambardella/Pexels

O Aprendiz Legal lança, nesta quarta-feira, 28, o curso Diversidade e Inclusão no Mundo do Trabalho, uma formação digital, gratuita e com certificação, voltada a quem deseja fortalecer o currículo e desenvolver competências cada vez mais valorizadas no mercado profissional. Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, o curso está disponível no site do Aprendiz Legal e pode ser realizado também pelo celular. 

Com conteúdo acessível e atividades que estimulam a reflexão e a aplicação no cotidiano profissional, o curso aborda temas como diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, letramento racial, práticas antirracistas, inclusão de pessoas com deficiência, equidade de gênero, diversidade LGBTQIAP+, etarismo, xenofobia, parentalidade, gordofobia, intolerância religiosa e saúde mental. Ao longo dos módulos, os participantes desenvolvem habilidades para reconhecer desigualdades, enfrentar preconceitos e contribuir para a construção de ambientes de trabalho mais justos e acolhedores. 

“Cada módulo convida à reflexão crítica sobre as dinâmicas do cotidiano profissional. As dicas práticas funcionam como um convite à ação, oferecendo caminhos concretos para que a inclusão seja incorporada desde já às relações, atitudes e práticas de trabalho. É um conteúdo que gera identificação, mobiliza reflexão e incentiva mudanças possíveis e necessárias no dia a dia, reforçando que a inclusão é um compromisso contínuo, construído nas pequenas escolhas e ações cotidianas”, avalia Alzira Silva, supervisora de inclusão produtiva da Fundação Roberto Marinho. 

A formação foi desenvolvida por Andreza Maia, especialista em diversidade, inclusão social e direitos humanos pela Universidade de São Paulo (USP) e políticas públicas por meio da Defensoria Pública de São Paulo, além de cofundadora da insights tech Futuros Possíveis. Ela ressalta que compreender e aplicar práticas de diversidade e inclusão deixou de ser um diferencial e passou a ser uma habilidade fundamental para profissionais de diferentes áreas.   

“Há algum tempo, diversidade e inclusão deixaram de ser apenas pautas de valor ou reputação. Empresas que reconhecem e acolhem diferentes trajetórias, repertórios e vivências ampliam sua capacidade de inovar, tomar decisões melhores e interpretar um mundo cada vez mais complexo e desigual”, explica Maia.  

Além da importância para as empresas, Maia ressalta que o debate ocupa um espaço fundamental na vida dos próprios trabalhadores. “Falar de diversidade é falar de pertencimento, segurança psicológica e dignidade. Quando as pessoas podem ser quem são no ambiente de trabalho, elas aprendem mais, colaboram melhor, erram com menos medo e constroem carreiras com mais sentido”.

A imagem mostra uma mulher sentada em um palco, sorrindo enquanto fala ao microfone em um evento público. Ela veste um traje claro, elegante, e usa acessórios como anéis, pulseiras e brincos, que reforçam um visual sofisticado e confiante. O microfone tem um identificador de mídia, sugerindo que se trata de uma conversa, painel ou entrevista mediada.
Andreza Maia, autora do curso Diversidade e Inclusão no Mundo do Trabalho. Foto: Arquivo pessoal.

A formação é indicada para jovens em início de carreira, profissionais em desenvolvimento e pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre diversidade, inclusão e relações de trabalho. Ao final, os participantes recebem certificado, que pode ser utilizado para enriquecer o currículo e comprovar a qualificação em um tema essencial para o mercado atual. O curso tem carga horária de 10 horas.  

“O curso ajuda a desenvolver uma competência que hoje é decisiva no mundo do trabalho: a capacidade de agir com consciência em contextos diversos e desiguais. Isso passa por reconhecer vieses, entender como relações de poder atravessam decisões cotidianas e aprender a intervir (de forma prática) em processos como comunicação, liderança, contratação, avaliação de desempenho e gestão de conflitos. Na rotina, isso significa começar a fazer escolhas mais responsáveis, estratégicas e humanas”, avalia Andreza Maia. 

O Aprendiz Legal é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho que, há 20 anos, atua na preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho por meio da aprendizagem profissional. Com o lançamento da Coalizão Aprendiz Legal, há pouco mais de um ano, o programa ampliou sua atuação em defesa da política pública de aprendizagem, promovendo uma inserção profissional protegida e digna para milhares de jovens. Liderada pela Fundação Roberto Marinho e apoiada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pela Secretaria Nacional da Juventude, pelo Unicef e pela OIT, a Coalizão reúne hoje 95 organizações de todo o país, fortalecendo a articulação entre sociedade civil, poder público e setor privado. 

O curso Diversidade e Inclusão no Mundo do Trabalho reforça o compromisso do Aprendiz Legal com a formação integral e com a promoção de oportunidades profissionais mais equitativas. As inscrições são gratuitas e o acesso estará disponível a partir de quinta-feira (22), no site do programa: https://aprendizlegal.frm.org.br/