O Aprendiz Legal entende a educação como prática da liberdade, autonomia e cidadania. Agrega, também, conhecimentos sobretudo de pensadores que incentivam a educação progressista, que contribuem para a transformação social, com desenvolvimento sustentável e justiça; para a educação libertária, por estimular o desenvolvimento de autonomia e competências para resolver problemas; e para a educação multicultural, por favorecer o diálogo entre as diferentes culturas.
Os fundamentos metodológicos do programa priorizam a conexão entre a formação teórica, a prática da empresa e a vida escolar e cotidiana dos jovens. O eixo condutor desta proposta educativa é a experiência de trabalho do aprendiz, sendo ele o protagonista, e o instrutor, o mediador da aprendizagem.
A diferença é considerada um valor fundamental, e o erro é uma oportunidade de aprendizagem. Aspectos como a organização por trajetos flexíveis, a riqueza e a diversidade de fontes, as múltiplas linguagens e o foco nas experiências dos aprendizes também fazem parte da base metodológica do Aprendiz Legal.
Valorizamos a experiência e o aprendizado significativo, contextualizado e conectado à vida, às culturas e ao trabalho do jovem. As diferenças entre os aprendizes (idade, experiências de vida e de trabalho, processo de aprendizagem etc.) também são reconhecidas e respeitadas.
Como aplicamos nossa metodologia?
Para a aplicação da metodologia, produzimos um material específico para o programa: os Planos de Encontro. Estes planos estão agrupados em trajetos. O grupo de trajetos constitui um módulo. No Aprendiz Legal, os cursos estão sempre organizados em dois módulos: Mundo do Trabalho (módulo básico) + módulo específico da ocupação do contrato (agronegócio, logística, comércio e varejo etc.).
Composição curricular do Aprendiz Legal
O programa é composto por atividades teóricas e práticas, sendo a prática um elemento fundamental nos currículos do Aprendiz Legal. A orientação teórica segue nosso programa de aprendizagem, que busca assegurar a qualidade técnico-profissional da formação dos adolescentes e jovens e prepará-los para o mundo do trabalho.
Os conteúdos teóricos são direcionados à observação dos adolescentes e jovens de suas vivências na empresa e na sociedade, levando-os a acionar e correlacionar conhecimentos prévios àqueles trabalhados nos encontros, o que gera a produção coletiva de construção do conhecimento. A mediação pedagógica dos instrutores do Aprendiz Legal busca ampliar repertórios e oportunidades para adolescentes e jovens traçarem trajetórias de inclusão produtiva e de atuação cidadã.
Materiais pedagógicos
Vamos entender como os materiais pedagógicos do programa estão estruturados e como podem ser acessados.
Cursos
As matrizes curriculares dos cursos oferecidos pelo Aprendiz Legal, que são as referências para os conteúdos, são as alíneas da Portaria 3872/2023, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e as disciplinas teóricas descritas em cada Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) ou arco com os quais trabalhamos.
Os currículos dos cursos estão focados nas habilidades socioemocionais articuladas com componentes diversos, tanto os oriundos dos saberes formais quanto os que decorrem da experiência prática profissional. A troca de experiências e o aprendizado em grupo são as principais estratégias didáticas dos processos de aprendizagem.
Ementas
Cada curso possui uma ementa com as disciplinas teóricas que o compõem. As ementas de cada curso foram elaboradas de acordo com as orientações do CONAP (Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional) e devem ser usadas para cadastrar novos cursos no MTE.
Já estruturamos e sugerimos ementas de acordo com o nosso catálogo de cursos, mas cada entidade pode formar as próprias ementas a partir da composição de diferentes disciplinas.
As disciplinas que estão nas ementas correspondem aos trajetos dos módulos, que explicaremos adiante.
Módulos
Os cursos do Aprendiz Legal são compostos por dois módulos, com conteúdos desenvolvidos por especialistas em educação e em áreas técnicas de atuação profissional, voltados para o desenvolvimento de aptidões gerais e específicas dos aprendizes: módulo Mundo do Trabalho + módulo específico.
O módulo Mundo do Trabalho configura-se como módulo básico do Programa Aprendiz Legal e tem duração de no mínimo 140 horas. Ele apresenta conteúdos sobre legislação trabalhista, direitos do trabalhador, responsabilidade social das empresas, cultura empresarial, organização empresarial, planejamento, projetos, orçamento, legislação fiscal, saúde e segurança no trabalho, diversidade cultural brasileira e temas essenciais para exercício da nossa cidadania.
O módulo Mundo do Trabalho é embasado nas alíneas da portaria 3872/2023 do Ministério do Trabalho e Emprego, além de observar os repertórios teóricos e práticos previstos nas descrições de CBOs (Código Brasileiro de Ocupações) e Arcos Ocupacionais que compõem os módulos específicos.
No decorrer dos módulos, a discussão do conceito de trabalho é incentivada em diferentes dimensões, buscando:
- contextualizar os jovens profissionais no mundo contemporâneo;
- avaliar os novos cenários e a atuação pertinente às atividades das ocupações com as quais atuamos;
- aprimorar o domínio de competências básicas como: organização pessoal e do ambiente, comunicação oral e escrita, leitura e interpretação de textos, operações básicas da matemática, respeito mútuo e às diversidades, responsabilidade, integridade, compromisso, assertividade, iniciativa e criatividade.
Trajetos
Cada módulo é composto por trajetos, que apresentam os conteúdos por meio de eixos temáticos. O número de trajetos em cada módulo se relaciona diretamente às exigências previstas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (CONAP). Os trajetos são formados por Planos de Encontro. A sequência que você encontrará nos trajetos oferecidos é uma sugestão. De acordo com a realidade de atuação de cada polo parceiro, a gestão pode indicar uma organização de conteúdos diferente e mais adequada ao cenário local.
Planos de Encontro
É no encontro que os aprendizes — reconhecidos como protagonistas da ação educativa e de suas próprias vidas — fazem a conexão entre o trabalho vivenciado na empresa, a aprendizagem que se desenvolve na escola e sua vida cotidiana. Cada encontro é formado por seis etapas, que concretizam a metodologia do Aprendiz Legal, e diversos objetos de aprendizagem selecionados ou produzidos especialmente para atender aos objetivos de aprendizagem. Os objetos de aprendizagem podem estar no formato de vídeo (músicas, entrevistas, trechos de filmes), texto (matérias jornalísticas, textos de apoio, artigos de especialistas, letras de músicas) ou imagem (fotografias, gráficos, charges, ilustrações).