A portaria mais recente de aplicação da Lei da Aprendizagem, a 3872/2023, destaca a pré-aprendizagem como parte estruturante da política pública da aprendizagem profissional “com a finalidade de mitigar deficiências de competência educacional, emocional, social e cognitiva, com vistas a interligar o processo de pré-formação para potencializar oportunidades de geração de renda”.
Acreditamos que a pré-aprendizagem pode ganhar espaço no país e que a aproximação ao mundo do trabalho deve acontecer de forma gradual para os adolescentes e jovens, podendo começar durante os anos finais do Ensino Fundamental.
Preparar adolescentes para um acesso decente ao mundo do trabalho: essa foi a motivação para o surgimento do nosso programa de pré-aprendizagem, que será oferecido em diferentes contextos, como escolas e quaisquer instituições que trabalhem com juventudes. A seguir, vamos conhecer mais sobre essa oferta.
O Programa
O programa desenhado pela Fundação Roberto Marinho se configura como um conjunto de recursos pedagógicos e estratégias de engajamento oferecido a entidades, organizações, instituições e escolas que atuam com o público a partir do fundamental II.
Roteiros de atividades
São roteiros de atividades a serem mediadas por educadores em encontros presenciais com os jovens. São organizados em circuitos, com base em 4 eixos de formação:
- Recomposição de aprendizagens
- Desenvolvimento pessoal
- Identificação de oportunidades
- Educação midiática e letramento digital
Circuitos
Os circuitos são formados por uma sequência de encontros mediados a partir dos roteiros, com objetivos de aprendizagem que garantam experiências educacionais ativas que reúnem atividades interconectadas e projetadas para promover a aprendizagem colaborativa.
Ao final de cada circuito, vamos sugerir um desafio, que poderá ser implementado pela instituição como uma estratégia de engajamento e culminância de cada circuito percorrido.
Na pré-aprendizagem profissional, os desafios são estruturados para simular ambientes de trabalho, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolverem competências técnicas e comportamentais essenciais para o mundo do trabalho.
Certificações
As certificações serão parciais, por cada circuito realizado. Basta a instituição voltar à plataforma e preencher um formulário de implementação.