Notícia: 68% dos jovens que foram aprendizes ingressam no mercado de trabalho formal

68% dos jovens que foram aprendizes ingressam no mercado de trabalho formal

A aprendizagem é um importante instrumento para combater a falta de oportunidade para jovens com pouca experiência no mercado de trabalho. Essa afirmação é apontada pela avaliação de impacto do “Programa Aprendiz Legal - Avaliação dos Egressos”, da Fundação Roberto Marinho em parceria técnica com H&P Consultoria, realizada com jovens aprendizes do CIEE-SP, CIEE RJ, CIEE-RS e GERAR, egressos do programa Aprendiz Legal.  

Segundo dados da Pnad Contínua/IBGE, a taxa de desocupação entre os jovens de 15 a 29 anos chegou a 25,8% no 3ª trimestre de 2020, mais do que o dobro da taxa entre adultos de 30 a 59 anos (10,7%). Entre as principais causas levantadas por recentes pesquisas, tanto por empresas quanto pelos jovens, está a falta de qualificação e de experiência deste público. 

Conhecimento técnico ou experiência na função são os principais critérios para contratação de jovens do ensino médio ou técnico para 52% das empresas. No entanto, aspectos comportamentais têm grande peso, sendo citados por 72% das empresas entrevistadas.  Pesquisa Inclusão Produtiva de jovens com Ensino Médio e Técnico: experiência de quem contrata, realizada pelas Fundações Roberto Marinho, Arymax e Itaú, Educação e Trabalho, e Plano CDE. 

Neste contexto, os egressos do programa Aprendiz Legal, que passam por capacitação tanto técnica quanto comportamental, possuem uma vantagem de cerca de 10% de concluírem o ano dentro do mercado de trabalho formal. Em média, os jovens egressos do programa têm probabilidade de inserção formal de 68%, se considerados números de 2015 a 2019. Os dados foram levantados com jovens que foram aprendizes neste período através do CIEE-SP, CIEE RJ, CIEE-RS e GERAR.  

Além disso, 65% dos jovens tiveram mobilidade educacional, ou seja, terminaram seu período no programa Aprendiz Legal com escolaridade maior do que quando entraram, mostrando como a Lei da Aprendizagem também é uma ferramenta importante para combater a evasão escolar, já que o exige que o aprendiz esteja cursando ou já tenha concluído o ensino médio para ser contratado. 

Evidências sobre a Efetividade da Lei da Aprendizagem 

 

Para debater os resultados dessa pesquisa, será realizado no dia 18/10, às 10h, o seminário “Evidências sobre a Efetividade da Lei da Aprendizagem”, no Teatro CIEE, em São Paulo.  

Participarão do evento Humberto Casagrande, CEO do CIEE; João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho; Diogo Jamra, gerente de Articulação do Itaú Educação e Trabalho; Marco Bertaiolli, deputado federal e Relator do Projeto de Lei do Estatuto da Aprendizagem; Rosalina Soares, assessora de Pesquisa e Avaliação da Fundação Roberto Marinho; Rafael Camelo, diretor de Monitoramento e Avaliação do Plano CDE. A apresentação será realizada por Rafael Costa, jornalista do Canal Futura. 

Serviço

Seminário Evidências sobre a Efetividade da Lei da Aprendizagem

Dia 18/10/2022

Horário de início: 10h

Previsão de encerramento: 12h30

Local: Espaço Sociocultural - Teatro CIEE. Rua Tabapuã, 445 - Itaim Bibi - São Paulo/SP

Acompanhe on-line aqui.

Credenciamento de Imprensa pode ser feito através do email imprensa@ciee.org.br