O Futuro se faz hoje

Menina de braços cruzados dentro do símbolo do Aprendiz Legal

Metodologia

O Aprendiz Legal é conduzido por uma metodologia pensada para integrar o conhecimento adquirido em encontros de formação teórica com o conhecimento prático profissional dentro de uma empresa, envolvendo a experiência do trabalho como eixo condutor.


Com o objetivo de formar cidadãos autônomos, os jovens são preparados para a transição entre a escola e o trabalho, desenvolvendo, assim, sua postura crítica e criativa. A prática é o objetivo principal do currículo do aprendiz, e ela se desenvolve guiada pelas diretrizes da Lei da Aprendizagem (10.097/2000) e pelos pressupostos pedagógicos da Metodologia Telessala.


A Telessala sugere que a aprendizagem seja feita com interação, colocando instrutores e aprendizes em um mesmo patamar. Há uma troca de experiências e afinidades, construídas em torno da proposta pedagógica do Aprendiz Legal: trabalhabilidade, diversidade e juventude.
A aprendizagem é feita em círculo com o sentido de unidade e integração. Dentro de uma roda de conversa são colocados em discussão temas que que fortalecem a autoestima dos aprendizes e o vínculo entre todos.

Cursos e materiais

Para aplicar a sua metodologia dinâmica, o Aprendiz Legal atualiza continuamente seus cursos e materiais didáticos, agregando novos conteúdos e formatos atraentes em meio digital.  

Além dos objetos de aprendizagem (vídeos, textos, imagens, áudios) disponíveis para uso dos instrutores nos seus encontros, o programa oferece materiais de apoio às equipes de atendimento da sua rede de parceiros e também aos tutores dos aprendizes nas empresas.