Criatividade interdisciplinar: curso gratuito apresenta abordagem inovadora para professores
Compartilhar
Formação apresenta prática pedagógica que une Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para docentes utilizarem em sala de aula
Inovar a prática pedagógica, buscando alternativas criativas, tem auxiliado os professores a ampliar o interesse dos alunos por suas aulas. Neste desafio, a abordagem STEAM - sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática - apresenta boa adesão dos estudantes, o que motivou a Escola Fundação Itaú a adaptar a prática em formato de curso gratuito.
A formação “STEAM nos anos finais do Ensino Fundamental” apresenta uma ação educacional interdisciplinar que estimula o desenvolvimento de habilidades e competências a partir da resolução de problemas reais e significativos para os estudantes e suas comunidades, utilizando diferentes campos do conhecimento.
“O novo curso auxilia os professores a desenvolverem projetos que integrem diferentes disciplinas de maneira dinâmica e criativa. Além do formato, a abordagem também busca fortalecer a confiança dos estudantes, incentivando-os a colocar seu aprendizado em prática, seja por meio da arte, com dança e música; do esporte, com gincanas; ou da tecnologia, com a criação de robôs ou programação digital”, conta a gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, Sonia Dias.
O STEAM foi criado nos Estados Unidos na década de 1990. O objetivo é oferecer um conjunto de conhecimentos técnicos essenciais para despertar a criatividade, a empatia e o humanismo, além do desenvolvimento de tendências como o pensamento computacional e a cultura maker, do “faça você mesmo”.
O curso está dividido em cinco módulos, tem a duração de 30 horas, é gratuito e destinado aos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Desinteresse dos estudantes
O baixo interesse de parte dos alunos pelas aulas aparece como o principal desafio enfrentado pelos docentes, segundo pesquisa de opinião realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em parceria entre o Itaú Social, Todos Pela Educação, Instituto Península e Profissão Docente.
Divulgado em 2023, o levantamento aponta que 31% dos professores consideram o desinteresse dos estudantes como o maior obstáculo em sala de aula, seguido da defasagem das aprendizagens dos estudantes (28%) e indisciplina (18%).
Curso: STEAM nos anos finais do Ensino Fundamental
- Inscrição: gratuita
- Duração: 30 horas
- Público: professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental
- Certificação: sim
- Disponível: plataforma Escola Fundação Itaú