Notícia: No mês de aniversário do canal, uma jornada por conteúdos inspiradores: confira as estreias de setembro no Futura

No mês de aniversário do canal, uma jornada por conteúdos inspiradores: confira as estreias de setembro no Futura

Em setembro o Futura completa mais um ano de existência, e é claro que os 26 anos de canal ganharam uma programação especial em todas as telas, com uma maratona de sete premiados documentários originais. 

Para os jovens, as estréias da 2ª temporada de Territórios, sobre um grupo de artistas e suas relações com seus territórios, e Inspira Fundo, que acompanha jovens artistas de periferia na sua busca por melhores oportunidades de vida. Já os apreciadores de música popular brasileira já podem se preparar para a série Sou Chorinho, que aborda a criação e impacto deste gênero do séc. XIX. 

As crianças seguem sendo bem informadas de maneira lúdica e animada no episódio especial de Mytikah - A Semana de Arte Moderna. Se você gosta de produções curtas, mas cheias de conteúdo, também serão exibidas as Pílulas Antirracistas, sobre questões étnico-raciais; Festival LED, com os bastidores do “Movimento Luz na Educação”; e Assembleias Cidadãs no Brasil experiência de três municípios brasileiros, liderados por mulheres, na deliberação sobre a pauta climática.

Na faixa Mundo.doc, as memórias de moradores da Vila Dique viram arte em Dique de Memórias; feminismo e tecnologia se encontram em Cibernéticas; tudo que envolve a crise hídrica mundial em uma briga entre EUA e Europa, considerada a Guerra da Água, são tema de Idade da água; a educação ganha foco em Uma Escola no Marajó; e, ao fim, acompanhamos a atriz Paula Lice na construção de sua personagem Jéssica Cristhopherry.

Estreias de setembro no Futura

A imagem mostra uma jovem sentada próxima a um viaduto.
Territórios - 2ª temporada (15 min.)

Uma série documental em 10 episódios sobre jovens (ou coletivos), atuantes nas artes e suas relações com seus territórios

Estreia: 08/09, sexta-feira, 22h.

Inspira Fundo (10 min.)

A falta de perspectiva e oportunidades para jovens da periferia é um grande problema no Brasil. Algumas iniciativas estão tentando mudar essa realidade com as artes, incentivando talentos e desenvolvendo carreiras.

Estreia: 13/09, quarta-feira, 21h30.

Dique De Memórias (48 min.)

O documentário registra as memórias de moradores da Vila Dique, prestes a ser desmanchada.

Estreia: 18/09, segunda-feira, 22h30.

A imagem mostra um homem empurrando um carrinho com papelão
Festival LED (2 min.)

Personalidades respondem sobre a importância do “Movimento Luz na Educação” para a juventude brasileira.

Estreia: 19/09, exibição ao longo da programação.

A imagem mostra um homem negro de cabelos pretos
Pílulas Antirracistas (1 min.)

Série de vídeos curtos onde o professor Bruno Lessa responde dúvidas sobre questões étnico-raciais.

Estreia: 19/09, exibição ao longo da programação.

Cibernéticas (52 min.)

O documentário conta a história de mulheres poderosas que fazem hoje – e fizeram no passado – o mundo ficar mais humano e menos desigual por meio da tecnologia.

Estreia: 20/09, segunda-feira, 22h30.

Mytikah - A semana de arte moderna (6 min.) 

Especial em que o espectador embarca com os irmãos Manga e Leco através da história da  arte, se aprofundando no movimento modernista no Brasil, bem como na Semana de Arte Moderna. 

Estreia: 22/09, sexta-feira, 16h.

Idade da água (82 min.)

Revela a cobiça internacional sobre a Amazônia, envolvendo os Estados Unidos e a Europa. A crise hídrica atual coloca a Amazônia no olho do furacão de uma possível Guerra da Água.

Estreia: 22/09, sexta-feira, 22h30.

Jéssica Cristopherry (52 min.)

O filme documenta Paula Lice, atriz, dramaturga e mulher, na construção de Jéssica Cristhopherry e homenageia carinhosamente a cena transformista soteropolitana.

Estreia: 23/09, sábado, 22h30.

A imagem mostra um homem tocando um violão.
Sou Chorinho (1 min.)

A série Sou Chorinho irá abordar esse gênero instrumental da música popular brasileira, criado no Rio de Janeiro no final do século XIX.

Estreia: 24/09, exibição ao longo da programação

Sou Chorinho (30 min.)

A série Sou Chorinho irá abordar esse gênero instrumental da música popular brasileira, criado no Rio de Janeiro no final do século XIX.

Estreia: 24/09, domingo, 10h.

Uma Escola no Marajó (21 min.)

A cada manhã, estudantes da Escola Sítio Porto Alegre chegam de barco para mais um dia. São tempos chuvosos em Curralinho, na Ilha do Marajó, onde uma comunidade escolar resiste.

Estreia: 24/09, domingo, 22h30

Assembleias Cidadãs no Brasil (4 min.)

A série apresenta a experiência de três municípios brasileiros, liderados por mulheres, na deliberação sobre a pauta climática por meio das Assembleias Cidadãs sobre o Clima. 

Estreia: 27/09, exibição ao longo da programação

Maratona de aniversário do Futura

Levante! (51 min.)

LEVANTE! mostra como as novas tecnologias se traduzem nas mais poderosas ferramentas de inovação e expansão da comunicação. O filme apresenta histórias de pessoas que fazem o uso de aplicativos e mídias sociais para se “levantarem” contra injustiças sociais em diversas partes do mundo.

Exibição: 18/09, segunda-feira, 15h.

Não Saia Hoje (54 min.)

Um conselho que várias mães disseram aos seus filhos em maio de 2006. Infelizmente, muitos deles tiveram que sair de casa e elas não puderam proteger seus filhos da violência dos chamados Crimes de Maio.

Exibição: 19/09, terça-feira, 15h.

Mimbó (54 min.)

Após fugirem de fazendas em Pernambuco, três pessoas escravizadas andaram 680 quilômetros até chegarem ao Piauí. Durante 30 anos eles viveram escondidos numa caverna e terminaram por fundar a comunidade do Mimbó. Hoje seus descendentes lutam por seus direitos.

Exibição: 19/09, terça-feira, 22h30.

A imagem mostra uma jovem segurando uma câmera
Ouvidores de Vozes (53 min.)

“Eu ouço vozes”: essa é uma realidade vivida por pacientes em tratamento psiquiátrico no sistema de saúde. O documentário acompanha três pessoas e mostra como elas lidam com as vozes em suas vidas.

Exibição: 20/09, quarta-feira, 15h.

Eu, você, Todas Nós (54 min.)

#euvocêtodasnós mostra como o feminismo, através de mulheres atuantes em blogs e redes sociais, ganha força com o ativismo pela internet, mobilizando outras mulheres e abrindo espaço no debate público.

Exibição: 21/09, quinta, 15h.

Nem (57 min.)

Ativista, prostituta e mãe postiça, Indianare surge como porta bandeira da comunidade transgênera do Brasil. Ela transmite à nova geração tudo o que sabe sobre revolução, noite e liberdade.

Exibição: 21/09, quinta-feira, 22h30.

A Primeira Pedra (57 min.)

Vencedor do Pitching Doc Futura 2017, “A Primeira Pedra” investiga a onda de linchamentos no Brasil e mostra a violência, praticada muitas vezes por pessoas que se consideram ‘cidadãos de bem’, tornou-se cotidiana.

Exibição: 22/09, sexta-feira, 15h.