Trilha: Plano de Atividade - Show da História (Ep. Carolina de Jesus)

Após a descoberta de uma máquina do tempo que permite trazer importantes figuras da nossa História, dois adolescentes, Clara e Neto, criam um canal de vídeos na Internet.

Neste plano de atividade vamos trabalhar com o episódio Carolina de Jesus, com uma proposta de oficina de escrita poética, que pode ser utilizada pelas áreas do conhecimento de Linguagens e/ou Ciências Humanas. Nas etapas do Ensino Fundamental anos finais ou Ensino Médio. 

São bases para a atividade o desenvolvimento das competências gerais 1 - Conhecimento; 2 - Pensamento científico, crítico e criativo; 3 - Repertório Cultural; 4 - Comunicação. 

Objetivo da atividade: Estimular a escrita e a leitura poética, apresentar a autora e a obra de Carolina Maria de Jesus. 

Materiais Necessários: Folha de papel A4, lápis e canetas, tiras de papel, uma caixa de papel ou um saco plástico, um sino ou apito (ou qualquer outro instrumento musical que possa ser usado para chamar a atenção dos alunos durante a dinâmica). 

Conteúdo relacionado: Leitura e escrita; literatura. Contexto histórico, político, social e econômico das décadas de 1930 a 1945; 1950 e 1960 no Brasil. 

Educador (a), fique à vontade para adaptar a proposta de acordo com a sua realidade, unidade temática e objeto do conhecimento. 

A série Show da História apresenta outros episódios que podem lhe apoiar no processo de ensino e aprendizagem utilizando o audiovisual como ferramenta. 

Por: Ludmyla Marques, atriz, arte-educadora e Contadora de Histórias em Goiânia/GO e Bruna Camargos, educadora, historiadora e produtora de conteúdo na Fundação Roberto Marinho.

Atividade 1 - Oficina de Escrita Poética

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental anos finais; Ensino Médio. 
Áreas do conhecimento:  Linguagens; Ciências Humanas. 
Competências específicas

Linguagens

  • Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
  • Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
  • Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.
  • Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

Ciências Humanas

  •  Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.
  • Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados.
     

Descrição

  1. Antes de exibir o episódio “Carolina de Jesus”, distribua duas tiras de papel e os lápis ou canetas aos estudantes, peça que cada um escreva duas palavras que lhes vier à cabeça e as deposite na caixa ou saco. O ideal é disponibilizar entre três a cinco minutos para realização da tarefa. 
  2. Exibição do programa Show da História - 2ª temporada - Ep. Carolina de Jesus (14 min.)
  3. Após a exibição do episódio, é hora de formar uma roda de diálogo com os (as) estudantes, deixando que comentem sobre o que viram, o que mais lhes chamou a atenção. Aproveite para compreender o conhecimento prévio dos (das) estudantes, questionando  se conheciam a personagem apresentada no vídeo, as questões sociais e raciais que são levantadas no mesmo, o contexto histórico em que a autora viveu, entre outras questões que estimulem o debate.
  4. Nesse momento, você, educador (a), poderá realizar contextualizações dos períodos históricos, relacionados a biografia de Carolina Maria de Jesus, a fim de que os estudantes possam ser contextualizados e assim, realizar comparações, interpretações e análises sobre diferentes períodos da história brasileira nas suas dimensões políticas, culturais e sociais.

Debate

Escolha um ou mais elementos para adicionar o debate, como exemplo: 

  • Você poderá abordar as transformações  políticas, econômicas, sociais e culturais do Brasil entre os anos de 1930-1945, o modelo de Estado construído pelo presidente Getúlio Vargas. E os impactos da Segunda Guerra Mundial. 
  • Outro período relevante é o Brasil das décadas de 1950, marcado por transformações socioeconômicas e as políticas dos governos de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitschek, e o ideal de modernização da época em questão. O ideal de modernização, modernidade e racismo são elementos agregadores para o debate. Para um panorama da década de 1950, acesse aqui.
  •  Um terceiro período histórico que poderá ser trabalhado na atividade é a década de 1960. Para contextualização dos períodos históricos citados acima com a atividade proposta, forneça aos estudantes, durante o debate, elementos da biografia de Carolina Maria de Jesus, fazendo um movimento de reflexão entre trajetória pessoal e contexto político, social, econômico e cultural do Brasil. Acesse aqui a Biografia de Carolina Maria de Jesus.
  • Após o debate, distribua novas tiras de papel, desta vez, peça que os (as) estudantes escrevam outras duas palavras que tenham a ver com o que assistiram e com o debate realizado. As novas escritas devem ser depositadas na caixa, juntamente com as anteriores.
  • Organize os (as) estudantes em duplas ou trios – dependendo do tamanho da turma –. Cada grupo deve retirar três palavras da caixa. Nesse momento, oriente os grupos a criarem um texto, em forma de poesia, utilizando as palavras que receberam. A escrita deve ser feita em versos, podendo ou não explorar as rimas. O ideal é que os grupos trabalhem com a média de duas ou três estrofes; e que tenham entre quinze e vinte minutos para este momento de criação. Antes de começarem o trabalho de escrita, você deve mostrar aos estudantes o instrumento sonoro que será utilizado durante a dinâmica, e avisá-los que toda vez que aquele som for ouvido, os (as) estudantes devem parar tudo o que estiverem fazendo e prestar a atenção no que você dirá. 
  • Enquanto os (as) estudantes estão trabalhando em seus grupos, você - educador (a) - pode observá-los e ajudá-los em alguma dúvida. A cada cinco minutos de atividade toque o seu instrumento sonoro e, declame algumas estrofes de um texto de Carolina Maria de Jesus, como estímulo para a criatividade, logo após a intervenção os grupos deverão seguir com o exercício de escrita. 
  • Após o período estipulado para o exercício, os (as) estudantes voltam a se reunir em um círculo e cada grupo deve declamar seu texto. O (a) educador (a) deverá finalizar a roda recitando outros trechos de textos de Carolina Maria de Jesus. 

Material de Apoio para Educadores:

Para se preparar com os textos da autora que serão declamados, você pode utilizar livros de Carolina Maria de Jesus, ou acessar os seguintes links, onde há alguns trechos de obras da autora: 

Carolina Maria de Jesus – poemas

8 incríveis citações de O Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus

QuilomBOX - distribuído pela Anistia Internacional, o material apresenta metodologias e ferramentas de mobilização e educação em direitos humanos, elaboradas e multiplicadas por coletivos e grupos de favelas e periferias do país inteiro. Em diálogo com a nossa  proposta, destacamos a atividade “Mobilizando literatura marginal – A poesia que transforma”, proposta criada e facilitada pelo Sarau da Onça (Salvador, Bahia).

Guia pedagógico “Diz aí – Enfrentamento ao extermínio da juventude negra” - o guia foi produzido com o objetivo de aprofundar a reflexão com as juventudes sobre o enfrentamento ao racismo e o combate à violência. 

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