Notícia: Professores que apostam em atividades práticas estão mais próximos da “Escola do Futuro”

Professores que apostam em atividades práticas estão mais próximos da “Escola do Futuro”

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Quatro em cada dez estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental idealizam uma escola com mais projetos “mão na massa”, segundo levantamento do MEC, realizado em parceria com o Itaú Social

Celebrar o Dia do Professor na próxima quarta-feira (15) é também reconhecer profissionais nas diferentes regiões do país que, diariamente em suas escolas, transformam a experiência de aprendizagem por meio de aulas dinâmicas, que conectam a teoria à prática, ampliando sentidos e repertórios de seus estudantes. Essas práticas são apontadas pelos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) como essenciais para uma “escola do futuro”, assim como projetos “mão na massa”, preparo ao mundo do trabalho, uso de tecnologias, entre outras ações.

Levantamento realizado com os adolescentes mostra que quatro em cada dez estudantes brasileiros identificam que as aulas práticas são necessárias para uma “escola do futuro”. Elas são tão relevantes quanto as práticas esportivas, apontadas por 41% dos alunos do 6º e 7º anos, e 39% dos de 8º e 9º anos. Outro item de destaque são as atividades que envolvem tecnologia e mídias digitais, respondida por 38% dos adolescentes mais novos e 36% dos mais velhos.

Os dados fazem parte do Relatório Nacional da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, que traz a visão de 2,3 milhões de jovens de todos os estados do país sobre aprendizagem, clima escolar e participação. O levantamento foi realizado pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com o Itaú Social, Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação). 

“Com elementos do cotidiano e criatividade, professores planejam atividades mais significativas, que engajam adolescentes de múltiplas formas. Essas abordagens tornam as aulas mais atrativas. Seja arte ou matemática, esportes ou língua portuguesa, estudantes valorizam professores que os estimulem a pensarem coletivamente e a se sentirem confiantes em aplicar o que aprendem em contextos variados”, explica a superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes

Teoria com a prática

Inspirados por essa lógica, alguns professores seguem fazendo a diferença em seus territórios. Confira alguns projetos realizados ao redor do Brasil:

Rio de Janeiro

Professora usa boneca para aproximar as crianças dos números - Jeane de Fátima Moreira Branco, professora da Educação Infantil no ISE (Instituto Superior de Educação) do Rio de Janeiro (RJ)

Na pré-escola do ISERJ, aprender matemática ganhou novas cores, sons e texturas. Quem conduz essa aventura é a boneca Maria, personagem criada pela professora Jeane de Fátima para viajar por diferentes mundos, compartilhar elementos da cultura africana e, de forma lúdica, aproximar as crianças dos números. Saiba mais no link.

Crianças de Nova Friburgo transformam cada letra do alfabeto em diversão - Sabrina Machado Ribeiro, professora da Educação Infantil do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e Sebastiana Rosa Carneiro Mello de Nova Friburgo (RJ)

Na CMEI, a professora organizou uma dinâmica com sua turma: enquanto as crianças sugeriam brincadeiras com cada letra do alfabeto, a educadora pensava maneiras de integrá-las à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Foi assim que o “A” virou amarelinha, ensinando contagem, localização espacial e formas geométricas. O “B” trouxe o Banco Imobiliário, que abriu espaço para práticas de contagem e noções de organização. Saiba mais no link.

Minas Gerais

Física e inteligência artificial ajudam estudantes a desenvolver pensamento crítico, resolução de problemas e colaboraçãoAdriano de Sousa Sá, professor do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Cônego João Severo de Bocaina de Minas (MG)

O projeto "Ensinagem por Interesse", liderado pelo professor, propõe uma abordagem prática e envolvente para o ensino de física, permitindo que os alunos escolham os temas que desejam explorar e tornando o aprendizado mais dinâmico e conectado ao mundo real. Saiba mais no link.

Escola mineira cultiva sustentabilidade com horta hidropônica estudantil - Roberta Cristina Gomes Araújo, professora do Ensino Fundamental e Médio do ICM (Instituto Cássio Magnani) de Nova Lima (MG)

Em Nova Lima, o ICM está colhendo os frutos de uma iniciativa inovadora que une sustentabilidade, educação e alimentação saudável. Sob a liderança da professora, o projeto “Hidroponia na Escola” envolve 160 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em um processo interdisciplinar de criação de uma horta hidropônica, cultivando hortaliças como alface (crespa, lisa e roxa), couve, mostarda, rúcula, hortelã, almeirão e outras variedades. Saiba mais no link.

Rio Grande do Sul

Estudantes de Porto Alegre constroem robôs para dançar e encenar histórias que valorizam a cultura afro-brasileira - Cristiane Pelisolli Cabral, professora do Ensino Fundamental da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos de Porto Alegre (RS)

O objetivo do projeto “Dança dos Robôs”, desenvolvido desde 2007, é fazer com que estudantes construam e programem robôs para apresentações culturais com temáticas afro-brasileiras, sob a coordenação da professora. Em 2025, o tema escolhido foi “Dança dos Orixás”, e o desafio proposto aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) foi programar os robôs com movimentos inspirados nas divindades das religiões de matriz africana. Saiba mais no link.

Creche de Erechim ensina matemática por meio dos ambientes - Lucimara Sarginksi, coordenadora da Círculo de Pais e Mestres da EMEI (Escola Municipal da Educação Infantil) Copas Verdes de Erechim (RS)

Uma sala vazia pode parecer um desafio para ensinar, mas na EMEI Copas Verdes é uma oportunidade de descoberta. Com fita métrica, régua, calculadora e, acima de tudo, muita criatividade, as professoras mostram às crianças da pré-escola que a matemática está em todos os lugares. O projeto escolar realiza outras ações lúdicas, uma delas é a criação de labirintos, construídos com caixas de papelão, encanamentos, pedras, garrafas pet, madeiras e roliços de lenha. Saiba mais no link.

Luz azul e música promovem inclusão de alunos autistas - Aline de Castro Delevati, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Osório Ramos Corrêa de Gravataí (RS)

O projeto “Light it up blue” utiliza a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para realizar a inclusão de alunos neurodivergentes e transformar a rotina escolar. Idealizada pela coordenadora pedagógica, a ação substituiu a tradicional sirene por um sistema automatizado de luz azul e música, criando um ambiente mais acolhedor e sensível às necessidades dos estudantes do espectro autista. A escola tem 23 alunos nessa condição, além de outros cinco em processo de identificação. Saiba mais no link.

Bahia

Estudantes desenvolvem aplicativo para o trânsito - Lucivânia Pereira dos Santos, professora do Ensino Fundamental do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras (BA)

Um grupo de estudantes de Barreiras, no oeste da Bahia, está chamando a atenção para a segurança no trânsito com o projeto PARE: Performance, Arte, Respeito e Educação no Trânsito. Idealizado pela professora, o projeto une fanfarras, tecnologia e ações performáticas para sensibilizar motoristas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro. Saiba mais no link.

Iniciativa ensina alunos de escolas públicas a criarem curtas-metragens - Luciano Augusto Oliveira de Santana, professor de Ensino Fundamental da Escola Municipal Engenho do Caji de Camaçari (BA)

O projeto TV Futuca Broadcast tem transformado a vida de aproximadamente 60 jovens, capacitando-os para criar filmes curta-metragens e conteúdos audiovisuais. Desenvolvido entre 2014 e 2023, com continuidade em 2024, o programa, cujo  nome é inspirado no termo nordestino que significa “cutucar a ferida”, reflete a proposta de discutir questões sociais relevantes, oportunizando inclusão e conscientização. Saiba mais no link.

Meninas de Pojuca criam robôs com lixo eletrônico e promovem igualdade de gênero - Manassés Fernandes Costa Neto, professor do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Francisco Magalhães Neto de Pojuca (BA)

Um grupo de alunas do 8º ano do Ensino Fundamental está redefinindo o papel das mulheres na tecnologia com o projeto RobôDelas. Iniciado com o objetivo de promover a inclusão feminina na robótica e conscientizar sobre a preservação ambiental, o projeto utiliza lixo eletrônico para construir robôs, combinando criatividade, inovação e sustentabilidade. Agora, em sua segunda etapa, a iniciativa continua a inspirar novos estudantes e a engajar a comunidade escolar. Saiba mais no link.

Ceará

Projeto expande aprendizagem de matemática - Ana Paula Teixeira, professora do Ensino Fundamental do CEM (Centro de Educação Municipal) Santa Rita de Maranguape (CE)

Com o objetivo de incentivar a aprendizagem da matemática de forma lúdica e significativa, o projeto Matematicando vem conquistando estudantes dos Anos Finais do Fundamental. Por meio da criação e aplicação de jogos educacionais desenvolvidos pelos próprios alunos, o projeto promove a multiplicação do conhecimento matemático, despertando o interesse e o gosto pela disciplina. Saiba mais no link.

Laboratório Itinerante leva experimentos de ciências a alunos do interior do Ceará - Petrônio Augusto Simão de Souza, professor assistente da Universidade Estadual do Ceará, lotado na Faculdade de Educação de Itapipoca (CE)

Mais de 150 alunos do Ensino Fundamental estão tendo a oportunidade inédita de participar de experimentos científicos graças ao LIPC (Laboratório Itinerante de Prática de Ciências). Coordenado pelo professor, o LIPC atua principalmente em municípios de Itapipoca e região, oferecendo estrutura e apoio para que crianças possam, muitas delas pela primeira vez, realizar experimentos científicos em suas próprias escolas. Saiba mais no link.

Música inspira crianças a aprenderem matemática de forma lúdica - Sanny Maria Araújo Teixeira Ramos, professora da Educação Infantil da EEB (Escola de Educação Básica) João Araújo Teixeira de Itapipoca (CE)

Na EEB, a música foi o ponto de partida para transformar a relação das crianças da Educação Infantil com a matemática. O som de “Matemagicamente”, produzido pelo Mundo Bita e que também dá o nome ao projeto, inspirou a professora a usar diferentes estratégias para aproximar os conceitos da matemática da turma. Saiba mais no link.

Pernambuco

Abordagem interdisciplinar abre caminhos para crianças compreenderem sua ancestralidade - Vívian Martins de Souza, professora do Ensino Médio da Escola Municipal Rural Tempo Integral Nícia Anacleto Cahú de Recife (PE)

Em uma escola rural de Recife, o projeto “Bença a Vó: Ancestralidade e o Poder de Cura da Natureza” resgata saberes tradicionais e apresenta as crianças à ciência por meio do contato direto com a natureza e a cultura local. Idealizada pela professora, a iniciativa valoriza práticas ancestrais de cura com plantas medicinais e promove o protagonismo das mulheres da comunidade na produção de remédios naturais, apicultura, artesanato e culinária, fortalecendo o senso de pertencimento e a colaboração entre alunos e famílias. Saiba mais no link.

Escola de Cabrobó usa arte e reciclagem para conscientizar sobre crise climática - Marcelo Augusto Alves da Silva, professor do Ensino Médio da Escola Ministro Marcos Freire de Cabrobó (PE)

Um projeto na rede estadual de ensino de Cabrobó está unindo arte, ciência e sustentabilidade para sensibilizar estudantes sobre os impactos ambientais causados pelo desperdício de papel e a emergência climática. Intitulado como “Arte e Meio Ambiente: reciclando papel e a mente", a iniciativa liderada pelo professor já envolveu 60 alunos da 3ª série do Ensino Médio em atividades que combinam a produção de materiais reciclados, como cadernos e cartolinas, com o desenvolvimento de competências criativas e reflexões sobre o meio ambiente. Saiba mais no link.

Maranhão

Crianças descobrem a presença da matemática no cotidiano - Delcy de Andrade, professora e coordenadora do CEI (Centro de Educação Infantil) Maria das Neves Coutinho "Mãe Preta" de Caxias (MA)

No CEI, a matemática não aparece apenas nos livros ou cadernos, ela está presente em cada momento da rotina das crianças. Observar o calendário, reconhecer a hora do lanche, perceber a ausência de um colega ou contar quantos amigos estão na sala são alguns exemplos de oportunidades para aprender. Saiba mais no link.

Pará

Clube de Robótica amplia impacto e capacita dois mil alunos e 200 professores em Belém - Rafael da Luz Herdy,  coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Belém (PA)

O “Clube de Robótica e Inovação” criado pelo professor consolidou-se em 2024 como uma iniciativa de destaque na educação pública de Belém. A proposta adota a abordagem STEAM incentivando o aprendizado ativo por meio de metodologias como o Design Thinking. Isso ocorre nos chamados Centros de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica, onde estudantes de escolas públicas estaduais e municipais podem participar de até seis trilhas de formação: prototipagem e fabricação digital, computação criativa, cultura maker, robótica, cultura digital, realidade virtual e aumentada, e inteligência artificial. Saiba mais no link.

Estudantes criam horta e sabão sustentável em projeto escolar - Daniel Oliveira da Silva, professor do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Marabá (PA)

O projeto “ConsCIÊNCIA” engaja 100 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental em ações educativas voltadas para a sustentabilidade ambiental. Trata-se de ações que integram  professores de Ciências, Artes e da sala de leitura para promover atitudes que mitiguem problemas ambientais causados pela comunidade, incentivando os alunos a se enxergarem como agentes de mudança na sociedade. Saiba mais no link.

Criação de perfumes promove educação ambiental, cultura amazônica e sustentabilidade - José Ribamar Braun Viana dos Santos, professor do Ensino Médio do Colégio La Salle Ananindeua de Ananindeua (PA)

O projeto integra educação ambiental, valorização da cultura amazônica e sustentabilidade financeira para comunidades extrativistas. Intitulada como “Essência dos Mitos”, a iniciativa liderada pelo professor envolve alunos do Ensino Médio na criação de perfumes, aromatizadores e sabonetes a partir de matérias-primas amazônicas, utilizando a abordagem STEAM. Saiba mais no link.

Iniciativa que faz meninas se encantarem pela matemática completa 13 anos - Maria Aparecida de Souza Mendes, coordenadora responsável pela área de matemática na Secretaria Municipal de Educação de Jacundá (PA)

O projeto “A matemática transformando vidas”, iniciado em 2012, se destaca por seu impacto no aprendizado de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, além de alunos do Ensino Médio da rede estadual. A iniciativa utiliza a abordagem STEAM para estimular o interesse pela matemática e promover a inclusão, especialmente de meninas, em áreas historicamente desafiadoras para elas. Saiba mais no link.

Distrito Federal

Caixa que guarda os saberes da Matemática - Joana Pereira Sandres, professora da Educação Infantil da  Escola Jardim de Infância Lúcio Costa de Guará (DF)

A iniciativa reúne diversos materiais lúdicos em um baú especial, batizado de “Caixa Matemática”. Dentro dele, as crianças encontram objetos que estimulam a classificação, a comparação, a associação, a contagem e outros processos mentais fundamentais para o letramento matemático. Saiba mais no link.