Compartilhar
Como desdobramento do fórum de escuta Projeto Consciência Negra, realizado pelo Canal Futura, nasce o podcast Reconhecer e Reparar.
No desejo de somar ao debate sobre racismo estrutural na sociedade brasileira, reunimos diversas organizações do movimento negro para conversar sobre temas fundamentais para a construção de uma outra sociedade possível: uma sociedade antirracista.
Apresentação: Leonne Gabriel.
Entrevistados: Bruna Santiago, historiadora, doutoranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa relações de raça e gênero no Brasil e Estados Unidos. Autora do livro "O pensamento de Angela Davis: perspectivas de liberdade e resistência"; Joyce Souza, assistente social; mestra e doutoranda em Antropologia. Coordenadora dos projetos de enfrentamento à Violência Política e Violência de Gênero contra mulheres negras do Odara - Instituto da Mulher Negra; Co-fundadora do Instituto Carolina Maria de Jesus; Sulamita Rosa, pedagoga, mestra em educação (UFAC) e doutoranda pela Faculdade de Educação da USP na área de Ciências Sociais. Pesquisa sobre relações étnico-raciais e de gênero na educação, com ênfase nas histórias de vida de mulheres negras; Rolf Malungo, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2010).
4º episódio: O que é ser uma pessoa branca dentro da sociedade brasileira? Neste episódio, debatemos sobre branquitude e a importância dessa pauta para que homens brancos e mulheres brancas possam aliar-se na luta contra o racismo, reconhecendo seus privilégios enquanto grupo social e contribuindo efetivamente na construção de uma sociedade antirracista.