Pela primeira vez, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura lançam edital para o Geração Futura em Belém do Pará
Compartilhar
Entre os dias 7 de julho e 8 de agosto, jovens universitários da região poderão enviar as informações necessárias para a banca avaliadora e ter acesso a uma formação audiovisual única e qualificada

Nesta segunda-feira, 7 de julho, a Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Canal Futura, lança o edital para a 19ª edição do Geração Futura. O projeto tem como objetivo permitir que seus participantes entendam como funciona o processo de realização de um programa, desde o roteiro até a edição, passando pela produção, gravação e sua exibição. A grande novidade este ano é que, pela primeira vez, a atividade acontecerá fora da cidade do Rio de Janeiro. Por conta da COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro, em Belém, na qual líderes mundiais, cientistas e organizações definem ações para combater as mudanças climáticas, a ação será voltada para jovens universitários da capital do Pará.
De 22 de setembro a 3 de outubro de 2025, os participantes aprovados terão oficinas em que conceitos e técnicas de produção televisiva serão abordados de maneira dinâmica e participativa. Eles ainda irão gravar peças para exibição no Canal. Essa oficina de vídeo fideliza a ligação do Futura com seu público e traz, para a programação, conteúdos genuinamente pensados e realizados por seus participantes, com novos temas, experimentos de formato e linguagem. O objetivo final do projeto, já na etapa à distância, consiste na produção de vídeos de curta duração desenvolvidos a partir de um tema estabelecido pelo Futura. Ao fim do projeto, as obras produzidas serão exibidas no Canal Futura e na plataforma Globoplay.
Para se inscrever, o candidato precisa estar matriculado em alguma instituição de ensino superior na cidade de Belém; cursar entre o 3º e 7º período no segundo semestre de 2025, nos cursos de Comunicação Social, Jornalismo, Cinema, Audiovisual, Midialogia, Rádio e TV ou habilitações correspondentes ao universo da Comunicação; ter mais de 18 anos e responder, obrigatoriamente, todas as perguntas do formulário anexado ao edital.
Além disso, é preciso encaminhar um vídeo respondendo duas perguntas: Por que quer participar do Geração Futura? O que espera que a oficina do Geração Futura possa ajudar na formação de sua vida profissional? O vídeo deverá ter, no máximo, três minutos. Também é necessário enviar uma declaração da instituição de ensino que confirme o vínculo e período em curso, escolher um dos programas listados no formulário e fazer uma análise crítica (pontos positivos e/ou negativos).
“A proposta do Geração Futura é estimular o gosto pelo audiovisual e permitir que os estudantes tenham a oportunidade de agregar ainda mais experiência ao currículo. Queremos mostrar os diversos caminhos possíveis do audiovisual e incentivar visões mais amplas e diferenciadas do dia a dia profissional, de uma forma dinâmica e participativa”, reforça André Libonati, líder de projetos do Futura.
CRONOGRAMA
- Etapa I: 7 de julho de 2025
Lançamento do edital no site https://futura.frm.org.br/ e nas redes sociais do Canal Futura.
- Etapa II: 7 de julho até às 23h59 do dia 8 de agosto de 2025
Candidatos respondem ao formulário anexo a este edital e enviam para o e-mail geracao.futura@futura.org.br as documentações necessárias descritas no item abaixo (INSCRIÇÃO), para avaliação de uma banca composta por profissionais da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura.
- Etapa III: 11 a 15 de agosto de 2025
Análise das avaliações e vídeos entregues e divulgação dos selecionados no dia 15 de agosto, no site do Canal Futura e também por e-mail aos classificados.
- Etapa IV: 22 de setembro a 3 de outubro de 2025
Oficina presencial Geração Futura em Belém, na Casa Futura.
- Etapa V: 6 de outubro a 24 de novembro de 2025
Desenvolvimento de curtas-metragens (roteiro, gravação e edição) e acompanhamento à distância por profissionais da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura. Entrega final dos curtas e das documentações exigidas até 24 de novembro de 2025.
- Etapa VI: 4 de dezembro de 2025
Mostra Geração Futura, em Belém, na Casa Futura, com a exibição dos curtas desenvolvidos pelos participantes do projeto.
- Etapa VII: Dezembro de 2025 (a confirmar)
Exibição dos curtas no Canal Futura e na plataforma Globoplay.
Para qualquer dúvida, solicitamos envio para o e-mail: geracao.futura@futura.org.br
Sobre o Canal Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.
Sobre a Fundação Roberto Marinho
A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a pesquisa científica e a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também estão entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade, da equidade e da educação antirracista. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais. Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho.