Notícia: 'Comer, Beber e Aprender': série infantil ganha pré-estreia no Festival de Cinema de Gramado

'Comer, Beber e Aprender': série infantil ganha pré-estreia no Festival de Cinema de Gramado

Programa chega na semana seguinte ao Canal Futura; atração une animação, culinária e muita imaginação

Imagem da série infantil Comer, Beber e Aprender. A foto mostra uma menina sentada e com o braço apoiado em uma mesa, e, ao seu lado direito, aparecem um macaco e um pássaro inseridos graficamente.
Série infantil traz receitas culinárias e cultura brasileira. Foto: Lívia Pasqual/Divulgação

Helena (Helenna Fernandes), a menina mais curiosa do mundo, percorre o Vale do Capão (BA), visitando famílias e aprendendo receitas deliciosas. Com a ajuda de Estrela e Gravatinha (Duda Menegheti), ela monta um caderno de receitas que revela, através da comida, a rica cultura de sua terra.

Esta é a premissa da série infantil Comer, Beber e Aprender, híbrida de live-action, animação e documentário que ganha sua premiere no 53° Festival de Cinema de Gramado. Os episódios ganham pré-estreia dia 15 de agosto, sexta-feira, no evento da serra gaúcha, antes de estrear no Canal Futura no dia 22. Rogério Rodrigues assina a direção geral, enquanto Rose França é a responsável pela direção de animação. Ambos assinam a produção executiva. A dupla divide a criação da série com Hewelin Fernandes.

"Almoço Rural" é o título do episódio de abertura. Ao todo a série conta com 13 capítulos de 13 minutos cada. No capítulo de abertura, a pequena Helena sai para almoçar na casa da vizinha Dandara. Quem cozinha é a dona Juceli, avó da amiga, que ensina uma receita tão irresistível quanto tradicional da região: escondidinho com aipim e carne. Os ingredientes vêm da horta de Mara, tia de Dandara. O episódio acompanha a coleta dos ingredientes até os retoques finais do prato.

O Vale do Capão, localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia, serve de cenário para a série. O local é conhecido por sua beleza, cultura e culinária únicas. "A seleção dos pratos foi muito afetiva. Nosso ponto de partida foi na busca de receitas que tivessem significado para cada família apresentada", explica Rogério Rodrigues. "A partir disso, buscamos montar uma diversidade que representasse a força da culinária brasileira, misturada a traços de outras culturas que a região abriga com tanta naturalidade", conclui o diretor.

Helena conta com duas amigas muito animadas, Estrela e Gravatinha, que representam dois animais da fauna local. A primeira é uma mico-estrela, uma espécie pequena e brincalhona da Mata Atlântica, com um jeito curioso e saltitante que representa bem a infância. Já a segunda é uma beija-flor gravatinha-vermelha, ágil, observadora, e traduz de forma delicada a pré-adolescência, com seus questionamentos e também uma nova forma de se posicionar no mundo.

Na tela, a protagonista interage com duas personagens feitas em computação gráfica. Desde a sua concepção, a série nasceu com este formato híbrido, explica Rose França. "A proposta era visitar famílias e receitas reais, e ao mesmo tempo criar um universo mágico, onde a personagem pudesse viver seus conflitos, imaginar e brincar", resume. "Como diretora de arte e animação, foi uma alegria imensa poder construir esse universo com tanto cuidado e amor", complementa.

“Esta atração é um exemplo do que buscamos na programação infantil do Futura: conteúdos que valorizam saberes locais, fortalecem vínculos entre gerações e colocam a infância em destaque, com escuta, curiosidade, aprendizado e afeto”, avalia Juliana Oliveira, líder de projetos do Canal Futura.

"Comer, Beber e Aprender" é uma realização da Atama Filmes, com distribuição do Canal Futura e Globoplay. A série foi produzida com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, edital FSA Produção TV VOD 2022, SALIC 23-0369.

Serviço

  • Pré-estreia: 15 de agosto de 2025, sexta-feira, no 53° Festival de Cinema de Gramado
  • Estreia: 22 de agosto de 2025, sexta-feira, no Canal Futura
  • Duração: 13 episódios de 13 minutos
  • Classificação indicativa: Livre
  • Instagram: @atama_filmes

Ficha Técnica

  • Empresa produtora: Atama Filmes
  • Produção: Rose França e Rogério Rodrigues
  • Distribuidora: Canal Futura / Globoplay
  • Produção Executiva: Rose França e Rogério Rodrigues
  • Direção: Rogério Rodrigues
  • Direção de Animação: Rose França
  • Criadores: Hewelin Fernandes, Rose França e Rogério Rodrigues
  • Elenco: Helenna Fernandes, Duda Menegheti, Ninha Almeida e Davi Borba
  • Direção de Fotografia: Lívia Pasqual
  • Direção de Arte: Rose França
  • Trilha Musical: Duca Duarte
  • Trilha Sonora Original: Duca Duarte
  • Montagem: Clara Moraes e Vini Felix
  • Desenho de Som: Duca Duarte
  • Cidade de realização da série: Vale Do Capão, Palmeiras, Chapada Diamantina e Porto Alegre
  • Estado realização do filme: Bahia e Rio Grande do Sul

Sobre Rogério Rodrigues

Rogério Rodrigues é cineasta, roteirista e produtor brasileiro com sólida atuação em projetos autorais que entrelaçam paisagem, memória e transformação. Atua no audiovisual há mais de 15 anos, com destaque para os longas "Sobreviventes do Pampa" (Kikito de Melhor Filme - Júri Popular em Gramado) e "Além de Nós”, premiado no Brasil e no exterior. Cofundador da Atama Filmes, dirigiu também a série infantojuvenil "Universo Z" (156 episódios, exibida em 43 territórios pela Nick Jr.).

Sobre a Atama Filmes

Fundada em 2012 em Porto Alegre, a Atama Filmes é uma produtora independente dedicada à criação de conteúdos autorais para cinema e televisão, com ênfase em narrativas sociais, territoriais e ambientais. Com atuação nacional e internacional, reúne em seu portfólio minisséries, curtas, séries e longas-metragens. Destacam-se a série infantojuvenil “Universo Z” (156 episódios, exibida em 43 territórios pela Nick Jr.), o drama “Além de Nós” e o documentário “Sobreviventes do Pampa”, premiado pelo júri popular no Festival de Gramado. A produtora é classificada como nível 4 na ANCINE, com nota 10 em desempenho comercial, e mantém atuação constante em mercados estratégicos como Ventana Sur, Rio2C e Gramado Film Market. Acredita na excelência como prática coletiva e na força de histórias que conectam territórios, afetos e transformação.