Canal Futura transmite cobertura da COP 30 em Belém com vozes locais do jornalismo
Compartilhar
Parceria com o Amazônia Vox traz produções da Amazônia para as telas do Canal; Atividades da Casa Futura e estreias na TV marcam o compromisso do Futura com o debate climático

O Canal Futura marcará presença na COP 30, que será realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro. Em parceria com o Amazônia Vox, o Futura apresenta uma programação especial que acompanha os principais acontecimentos da Conferência sob a lente de jornalistas da Amazônia. A cobertura também destaca a riqueza cultural de Belém e traz programas que aprofundam o debate sobre clima e meio ambiente, causas que fazem parte da essência do Futura.
Durante o evento, mais de vinte profissionais do veículo Amazônia Vox, parceiro do Canal Futura, estarão dedicados à cobertura. Todos os dias, essa equipe vai produzir um boletim direto da Green Zone, a área da COP destinada à sociedade civil. Os programas vão trazer entrevistas e muita informação para as telas do Canal Futura.
“Sabemos que será um período com muita informação e nós definimos uma cobertura mais técnica e qualificada, pautando o que realmente interessa para a região. Nosso esforço será contar o dia a dia e as negociações da COP com a perspectiva de análise e repercussão pelas fontes da Amazônia”, destaca Daniel Nardin, fundador e diretor executivo do Amazônia Vox.
“A parceria com a Amazônia Vox tem um valor estratégico para o Canal Futura. Ao unir a força de um canal nacional e educativo com o olhar de jornalistas da região Norte, garantimos uma cobertura da COP 30 plural, sensível e profundamente conectada com os territórios mais impactados pelas mudanças climáticas. Exibir esses boletins na nossa programação é uma forma de ampliar as vozes da Amazônia e de promover um debate qualificado sobre sustentabilidade, diversidade e futuro do planeta”, avalia a supervisora do Canal Futura, Mariana Seivalos.
A partir dessa parceria, o YouTube do Canal Futura vai transmitir duas lives diárias. As transmissões têm a participação de um jornalista do Amazônia Vox entrevistando convidados que acompanham de perto as discussões da Conferência. As lives acontecerão às 8h, marcando a abertura do dia, e às 20h, no encerramento das atividades, reunindo análises, relatos e impressões sobre os principais temas debatidos em Belém.
Além do conteúdo jornalístico, o Futura também está exibindo outra produção da Amazônia, a série Destino Belém. Com seis episódios de cinco minutos, o programa dá dicas sobre o que o visitante precisa saber antes de chegar em Belém.
O debate climático acontece no Futura
Nas últimas semanas, o Canal Futura tem promovido atividades de aquecimento para a COP 30. No dia 26 de setembro foi lançada em Belém, a Casa Futura, uma iniciativa que leva a essência dos conteúdos, projetos e metodologias da Fundação Roberto Marinho para a região Norte do Brasil. O espaço já recebeu diversas atividades, entre pré-estreia de filmes, debates, formações, minicursos e apresentações musicais. A programação completa está disponível no site oficial: https://futura.frm.org.br/projeto/casa-futura.

Na TV e no Globoplay, de forma gratuita, o Futura estreia em novembro vários programas dedicados à temática. Na véspera COP, a série “Tem Clima Pra Isso?” chega para mostrar como cada pessoa pode fazer a diferença no enfrentamento à crise climática. Os episódios são conduzidos pelas ativistas Amanda Costa e Jessi Alves.
Tem também a estreia do filme ‘Amazônia Urbana: Belém entre dois mundos’ que chega às telas no dia 29 de novembro. Guiada pela voz do rio, a produção é um mergulho nas contradições de uma cidade amazônica sendo transformada em cenário para a COP 30.
Além de assistir ao Canal Futura na TV, também é possível acompanhar o sinal ao vivo pelo Globoplay. Na plataforma você pode, ainda, pesquisar os títulos do Futura que deseja assistir, além de navegar pela Faixa Verde, com vários programas dedicados ao debate sobre sustentabilidade, meio ambiente e clima. Tudo isso de forma gratuita.
Sobre o Canal Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI – DN; SESI – SP; Fundação Bradesco; Itaú Social e Globo.
O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
O sinal ao vivo também pode ser acessado, gratuitamente, por meio do Globoplay. Para isso, basta fazer o cadastro na plataforma e assistir ao Futura sem pagar nada por isso. Além da programação ao vivo, também é possível acessar os programas pelo catálogo e assistir o que quiser, quando quiser e tudo isso sem custo.
O Futura está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube. Vários programas estão inteiramente disponíveis no YouTube. Inscreva-se e acompanhe o conteúdo do Futura!
