Notícia: Canal Futura faz pré-estreia do filme ‘Amazônia Urbana’ em Belém

Canal Futura faz pré-estreia do filme ‘Amazônia Urbana’ em Belém

Compartilhar

Sessão é parte da programação da Casa Futura e terá ingressos disponíveis gratuitamente ao público que poderá assistir ao filme com exclusividade e participar de debate

O Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe na próxima quarta-feira, 22, a pré-estreia do filme ‘Amazônia Urbana: Belém entre dois mundos’ que chega às telas do Canal Futura em novembro. Guiada pela voz do rio, a produção é um mergulho nas contradições de uma cidade amazônica sendo transformada em cenário para a COP 30, a Conferência do Clima da ONU. O evento faz parte da programação da Casa Futura, iniciativa da Fundação Roberto Marinho, em parceria com o MIS Belém.  

Os ingressos estão disponíveis ao público, que além da oportunidade de assistir ao filme em primeira mão, vai participar de um debate com as diretoras e parte do elenco. Para assistir à sessão, os interessados devem retirar, gratuitamente, o ingresso aqui. As entradas são limitadas e estão sujeitas à lotação do espaço.   

O filme Amazônia Urbana foi o longa vencedor do 15º Doc Futura, iniciativa realizada pelo canal para ampliar a participação de produções independentes e diversas no Canal. O pitching recebe inscrições de realizadores de todo o país. Os filmes produzidos por meio do edital costumam abordar causas sociais importantes a partir da perspectiva de realizadores locais e personagens das comunidades.  

Juliana Oliveira, líder de projetos da Fundação Roberto Marinho, ressalta a importância do tema e fala sobre a contribuição do Doc Futura para a geração de debates sociais. “Há 15 anos, por meio do Doc Futura, o Futura tem sido um espaço de escuta e de encontro. A cada edição, a gente se conecta com histórias que nos fazem olhar o Brasil de forma mais sensível, que transformam quem assiste e quem faz. Ter um filme sobre a Amazônia alcançando todo o Brasil, justamente nesse período da COP 30 em Belém, reforça a potência dessa escuta — um convite para o país inteiro reconhecer o valor, a diversidade e a urgência de proteger esse território".   

“Eu sou muito grata por esse documentário e por tudo o que ele representa. O filme chega em um momento em que todos os olhares estão voltados para Belém, e minha expectativa é que o público veja a cidade real, a Belém do povo que luta e mantém viva sua cultura e sua identidade. Amazônia Urbana convida à reflexão sobre o que está acontecendo com a cidade e com as pessoas que a constroem todos os dias, especialmente as comunidades que, historicamente, têm sido tratadas com abandono”, destaca Aída Neto, diretora do filme.

Duas mulheres sorriem lado a lado diante de um painel colorido com o logotipo da Casa Futura. Ambas usam colares artesanais de inspiração indígena; uma veste blusa preta e a outra, camisa branca sem mangas. O fundo tem cores vivas — verde, roxo e azul — que reforçam o clima alegre e acolhedor do ambiente.
Da esquerda para a direita: Aída Neto e Aline Paes, diretoras de Amazônia Urbana.

As idealizadoras e diretoras de Amazônia Urbana, Aída Neto e Aline Paes, são de Belém e farão a mediação da conversa após a sessão. Além delas, participam também o professor e diretor do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, Aldrin Figueiredo, a fundadora do projeto Barca Literária, Cléa Carmo, e a cofundadora da Mandí, organização com quase 10 anos de atuação nas agendas de Saneamento Básico e Adaptação Climática, Camila Magalhães. 

O próximo DOC Futura pode ser o seu! 

E, a partir do exemplo do Amazônia Urbana, que foi vencedor no ano passado, e terá exibição nacional, o Canal Futura faz um convite a quem produz audiovisual, com qualidade, em todo o país: já estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Doc Futura, que vai selecionar uma proposta inédita de documentário, com duração entre 70 e 90 minutos. O filme será desenvolvido no formato de coprodução e será exibido no Canal Futura e na plataforma Globoplay. Este ano o tema do edital é ‘Direitos Humanos’.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 7 de novembro. O valor máximo destinado à produção selecionada é R$ 200 mil. A divulgação do vencedor será no dia 11 de dezembro. O edital está disponível no site do Futura.  

Ao longo dos últimos anos, os documentários do DOC Futura abordaram assuntos que impactaram o debate público. Alguns deles, inclusive, receberam indicações ao Emmy, como ‘De Volta’, em 2014, e ‘A Primeira Pedra’, em 2019. Os filmes mobilizaram temas interessantes, complexos e atuais como a sexualidade das pessoas com deficiência física, as ocupações em São Paulo, direitos humanos, saúde mental, as lutas da comunidade LGBTQIAPN+., linchamento, migrações, violência armada, movimento feminista, democracia, entre tantos outros.   

A Casa Futura 

Localizada na região central de Belém, a Casa Futura é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, que leva a essência dos conteúdos, projetos e metodologias da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura para a região Norte do Brasil. Durante três meses, o local sediará uma série de atividades produzidas em parceria com organizações locais, abordando educação, cultura e qualificação profissional. O espaço convida moradores e visitantes a debaterem temas atuais à luz das discussões sobre mudanças climáticas, em preparação para a COP 30, que acontecerá em novembro. Para saber mais, acesse: https://futura.frm.org.br/projeto/casa-futura 

Serviço 

  • Pré-estreia do filme Amazônia Urbana | 22/10/2025, às 17h 
  • Local: Museu da Imagem e do Som (MIS), em Belém (PA) 
  • Retirada de ingressos via Sympla, gratuitamente: aqui