Canal Futura abre inscrições para a 16ª edição do Doc Futura
Compartilhar
Edital busca projetos em todo o país que despertem a leitura crítica do mundo, de forma educativa, atraente e variada
O Canal Futura celebra mais uma iniciativa que reafirma uma de suas principais vocações: o estímulo à produção audiovisual independente em todo o país. Está aberta a 16ª edição do Doc Futura, projeto que vai selecionar uma proposta em âmbito nacional para a realização de um documentário inédito, com duração entre 70 e 90 minutos, no formato de coprodução. A obra será exibida no Canal Futura e na plataforma Globoplay, tendo como tema central ‘Direitos Humanos’.
Nesta edição, o Futura incentiva os realizadores a explorar abordagens originais e criativas, livres de restrições quanto às formas narrativas, valorizando ideias inovadoras que fujam do lugar-comum. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 7 de novembro. O valor máximo destinado à produção e realização do documentário selecionado é de R$ 200 mil. A divulgação do vencedor será no dia 11 de dezembro.
Ao longo dos últimos 16 anos, os documentários revelaram assuntos que impactaram e formaram um mosaico da sociedade brasileira. Alguns deles, inclusive, receberam indicações ao Emmy, como ‘De Volta’, em 2014, e ‘A Primeira Pedra’, em 2019. Os editais do Doc Futura trouxeram muita reflexão sobre temas interessantes, complexos e atuais como a sexualidade das pessoas com deficiência física, as ocupações em São Paulo, direitos humanos, saúde mental, as lutas da comunidade LGBTQIAPN+., linchamento, migrações, violência armada, movimento feminista, democracia, entre tantos outros. Todos os documentários incentivam o debate e colocam na pauta nacional as situações, problemas, conflitos e dilemas encontrados dentro dos universos apresentados, tornando-os importantes insumos para o conhecimento de realidades tão distintas e a construção de um futuro melhor, mais igualitário e digno.
“O Edital Doc Futura é um projeto que nos presenteia sempre com grandes produções e onde podemos conhecer novas produtoras audiovisuais espalhadas pelo país. Eu, que participo dele desde a primeira edição, tenho muito orgulho em ver sua consolidação e fico na expectativa de quais boas e inovadoras ideias virão nessa nova edição”, comemora André Libonati, líder de projetos do Canal Futura.
Visando ao aprimoramento e à ampliação do alcance da proposta de documentário, os finalistas terão a chance de estar com profissionais do mercado audiovisual, incluindo outros canais de televisão, e do terceiro setor, que darão feedback de conteúdo antes da defesa final dos projetos. As ‘Rodadas de Mentoria’ também são uma oportunidade de networking e articulação de novas parcerias. Esse encontro acontecerá de forma virtual, dias antes da defesa dos projetos finalistas. Essa, por sua vez, acontecerá no formato presencial, no dia 10 de dezembro, na sede da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, no Rio de Janeiro.
Os projetos serão acompanhados pela equipe do Futura em todas as suas fases, desde a pré-produção até a etapa de finalização. Os trabalhos serão exibidos no Canal Futura, sendo disponibilizados gratuitamente no Globoplay - o que dará aos seus realizadores uma excelente visibilidade para os seus trabalhos.
Sobre o Canal Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil e ainda em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal disponível em TV aberta e parabólicas digitais.
Acesso gratuito via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação e um catálogo audiovisual com mais de 320 títulos originais e licenciados e mais de 6.600 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube.