Co.liga lança primeiro edital em parceria com a prefeitura de Senador Canedo, em Goiás
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A ação tem como objetivo abrir oportunidades de formação e inserção de jovens no mercado de trabalho, além de expandir a parceria com o município, que já tem dez laboratórios
Segundo pesquisa recente do Instituto Mauro Borges (IMB), foi constatado que o setor de economia criativa representa 6,9% do PIB de Goiás, empregando quase 300 mil pessoas e com uma remuneração anual total de R$ 5,2 bilhões. É um setor em plena expansão, que vem aumentando cada vez mais sua participação no PIB do estado. Para ampliar ainda mais este mercado, a co.liga, escola virtual de economia criativa, realizou no último domingo, dia 1 de junho, às 8h, o lançamento do primeiro edital em parceria com a prefeitura de Senador Canedo, Goiás. O evento aconteceu no aniversário da cidade e tem o objetivo de marcar um importante passo para a formação e inserção de jovens no mercado de trabalho.
A co.liga é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho, que tem a Motiva, por meio do Instituto CCR, como parceira mantenedora.
O edital visa selecionar até 40 jovens de Senador Canedo para participarem de uma formação online, com quatro cursos da co.liga e masterclasses. Após o ciclo online, 20 jovens serão selecionados para a segunda fase, com masterclasses presenciais sobre Cultura, Memória e Patrimônio. Além disso, os participantes ainda entregam um produto para comunicação nas redes sociais da prefeitura, que verse sobre os temas estudados.
Atualmente, a co.liga tem dez laboratórios em Senador Canedo. “Este momento é muito importante. Ele fortalece a parceria da co.liga com a prefeitura de Senador Canedo e traz mais oportunidades de entrada no universo da economia criativa para às juventudes do município. Durante todo processo de formação, os participantes contarão com o apoio de profissionais capacitados para ministrar as aulas e terão os trabalhos reconhecidos ao final do projeto”, afirma Camilla Negreiros, analista de projetos da Fundação Roberto Marinho.
Jovens de todo o país podem acessar os conteúdos
A co.liga, que conta com diversos cursos gratuitos online e oportunidades de trabalho, pode ser acessada em coliga.digital. A escola já reúne mais de 103 mil matrículas em cursos, já tendo emitido mais de 32 mil certificados. Atualmente, são 59 cursos nas categorias de Artes Visuais, Gastronomia, Moda, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais que dialogam com outros segmentos da Economia Criativa. Ela está presente no Brasil em 26 estados, no Distrito Federal e em mais 36 países como Espanha, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, EUA e outros. Conta com 80 laboratórios distribuídos pelo Brasil, em parceria com organizações locais. De acordo com dados do projeto, quatro entre dez estudantes tiveram uma oportunidade de trabalho remunerado após a conclusão das aulas. A co.liga também já se consolidou como um canal de formação profissional e inclusão produtiva para juventudes, especialmente das classes C, D e E.
Sobre a Fundação Roberto Marinho
A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a pesquisa científica e a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também estão entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade, da equidade e da educação antirracista. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais. Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho.