Trilha: Futebol, Vôlei e Queimado. Educação Física é só isso?

Futebol, Vôlei e Queimado. Educação Física é só isso?

Foi-se o tempo que a Educação Física na escola era prioritariamente para alunos bons de esporte e com excelente desempenho nas atividades físicas. Hoje, os professores dessa disciplina tem se preocupado cada vez mais com questões de gênero, saúde, diversidade, inclusão social e ressignificação de saberes.

Democratização

A Educação Física escolar passou por inúmeras mudanças nos últimos anos. Em um passado não tão distante, era uma disciplina tecnicista,  que privilegiava determinadas modalidades esportivas em detrimento de outras, valorizava os mais habilidosos e estimulava ao máximo a competição. A partir dos anos 80 esse modelo começou a ser muito discutido entre pesquisadores e profissionais da área, na busca de um projeto metodológico que permitisse a participação democrática de todos os alunos no processo de aprendizagem visando um desenvolvimento mais amplo, dando assim um destaque pedagógico à disciplina no currículo escolar.

A Educação Física mudou. E sua aula?

Uma proposta interdisciplinar

A Educação física deve trabalhar seus conteúdos específicos mas também pode contribuir com as outras disciplinas a partir de um projeto interdisciplinar. O professor pode articular conteúdos relacionados por exemplo com ciências, ao trabalhar os efeitos do calor no nosso corpo quando praticamos exercícios ou sobre as dificuldades de se praticar esportes em lugares com grande altitude.

Para que essa proposta funcione bem, o professor precisa ter um bom planejamento, de modo que o seu aluno compreenda na prática os conteúdos trabalhados e seus significados.

Copa na Escola (Série do Futura que oferece dicas e sugestões de professores para o uso da copa do mundo na escola e uma ótima maneira de praticar a interdisciplinaridade!)

Cultura corporal do movimento

A Educação Física possui um extenso conteúdo formado pelas diversas manifestações corporais desenvolvidas pelo ser humano ao longo dos anos, entre elas, os jogos, os esportes, as brincadeiras, as danças, as ginásticas e as lutas. A este conjunto de práticas chamamos de cultura corporal de movimento, ou cultura corporal, ou cultura de movimento. Uma reunião de saberes variados e muito valiosos, que certamente contribuíram para que uma nova ampliação de objetos de conhecimento pudesse acontecer na educação física escolar.

Uma questão de saúde

Dados do IBGE apontam que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com o peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A obesidade infantil é a que mais cresce no país, quadro agravado por hábitos alimentares errados e nenhuma atividade física.

Neste contexto, a educação física na escola tem um papel fundamental, pois  pode trabalhar em suas aulas com brincadeiras e jogos que faz com que os alunos se exercitem de maneira lúdica e prazerosa, desenvolvendo habilidades e capacidades físicas.

É possível avaliar em educação física?

Na educação física, assim como em outras matérias, avaliar significa aferir se o aluno aprendeu aquilo que lhe fora ensinado. Mas como fazer esse diagnóstico levando em conta todas as especificidades dessa disciplina?

Trilha elaborada por: Joanna Miranda

Edição: José Brito Cunha

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