Notícia: Inscrições abertas para o 4º ciclo de Lideranças dos Debates Públicos nas Escolas

Inscrições abertas para o 4º ciclo de Lideranças dos Debates Públicos nas Escolas

A jornada formativa acontece de Fevereiro a Agosto de 2025 e integra estudantes de todo país que estimulam o exercício cotidiano da democracia

Quer participar de um grupo nacional que lidera Debates Públicos nas Escolas? Estão abertas as inscrições para jovens de todo o Brasil que queiram promover diálogos sobre temas que interessam às juventudes. Os Debates fortalecem a cultura democrática, estimulando estudantes a desempenharem um papel ativo na solução de problemas da comunidade escolar.

A iniciativa é desenvolvida pela Ashoka em parceria com o coletivo jovem de educadores antirracistas Encrespad@s. Desde 2022, foram formadas 38 lideranças, envolvendo mais de 4.500 pessoas nos Debates Públicos nas Escolas, em 15 estados brasileiros. Acesse debatespublicos.ashoka.org e visite os Relatórios de Impacto.

As inscrições estão abertas até 15 de dezembro, e podem ser realizadas pelo link abaixo.

Sobre fundo alaranjado, o texto "Seja uma liderança no seu território" e demais informações sobre o programa, já exploradas no texto da matéria.

O que esperar da jornada formativa?

Em uma série de encontros virtuais, as lideranças dos debates planejam, simulam e trocam experiências sobre a mediação de conversas, onde o respeito é a norma. O primeiro passo para conduzir os debates envolve o mapeamento de questões que os estudantes têm interesse em discutir. A partir daí, as lideranças optam por utilizar um dos percursos disponíveis no site dos Debates Públicos ou criar seu próprio roteiro. Os debates são documentados em fotos, vídeos ou reportagens e compartilhados nas redes sociais, pela mídia local ou por outras ferramentas de comunicação na escola.

Ao longo da formação, as lideranças dos debates desenvolvem o pensamento crítico, o trabalho em equipe, a comunicação e o protagonismo social, que são habilidades essenciais para o mundo do trabalho e a participação cidadã. Ao final, se tornam coautores de um relatório de impacto e podem continuar liderando debates, apoiar futuras lideranças e produzir novos percursos dos debates.

Dentre os temas mais debatidos, estão:

  • A infraestrutura da escola
  • A qualidade da educação
  • O ambiente escolar, bem como os desafios e aspirações dos estudantes
  • Além disso, discutem possíveis soluções para desafios locais, nacionais e globais, como crises ambientais e climáticas, educação midiática, equidade racial e de gênero.

Os Debates Públicos contribuem com a formação integral e transformadora dos estudantes.

Coisas incríveis acontecem quando essas jovens lideranças se mobilizam. Frequentemente, os debates resultam em ações coletivas, como festivais culturais, a criação de grêmio estudantil, novos projetos na escola e até mesmo a incidência em políticas públicas locais”, afirma Débora Myrlan, Articuladora Nacional dos Debates Públicos nas Escolas.

Para Bonnie Jardim, liderança do 3º ciclo, “os Debates ensinaram a ser mais paciente e resiliente para organizar as pessoas, a tentar pensar fora da caixa por um propósito coletivo”. Bonnie vive em Iraquara, no interior da Bahia, e mobilizou mais de 100 estudantes neste semestre para discutir soluções para os desafios enfrentados no cotidiano de sua escola.

Como Participar?

Inscrições: a chamada para o novo ciclo de lideranças está aberta até 15/12/2024, e você pode acessá-la aqui.

O que buscamos: jovens de todas as regiões do Brasil que queiram liderar debates e fortalecer a cultura democrática em suas escolas, bairros e comunidades.

Atividades: as sessões de formação e coordenação com as lideranças acontecem online, em horários alternativos, para acomodar o maior número de participantes. Os Debates ocorrem presencialmente nas escolas, que são de fácil acesso para as lideranças.

Saiba mais: confira o edital completo aqui.

Ajude a divulgar: educadores, pais e líderes comunitários também são convidados a apoiar a divulgação desta oportunidade e motivar a participação de jovens.

Visite o site dos Debates Públicos: debatespublicos.ashoka.org.

Sobre a Ashoka

A Ashoka é a pioneira e maior rede global de empreendedorismo social. Congrega pessoas e organizações que promovem mudanças sistêmicas para o bem comum em 90 países. A organização semeia uma nova visão de sociedade onde todas as pessoas são agentes de transformação e se percebem fortes para moldar o presente e o futuro: é a cultura de Um Mundo de Pessoas que Transformam. Mobiliza instituições-chave que têm o poder e a responsabilidade de criar as condições para que todas as pessoas possam desenvolver o potencial do qual são portadoras e assim viverem e conviverem plenamente, em sociedades justas, equitativas e sustentáveis. Criada em 1980 e presente desde 1986 no Brasil, a comunidade Ashoka reúne uma rede de 4 mil empreendedores sociais no mundo (400 no Brasil), além de 300 Escolas Transformadoras e comunidades de Jovens Transformadores.

Sobre o Coletivo Encrespad@s

O Encrespad@s é um grupo de jovens comprometidos com a educação antirracista. Tem como objetivo criar espaços e diálogos democráticos dentro das escolas, onde todos os membros da comunidade se vejam como agentes de transformação. Trabalham em parceria com educadores, estudantes, pais e comunidades locais para promover diversidade, equidade e inclusão em todas as áreas da educação.