ESPM lança a 2ª edição do Prêmio cRio de Economia Criativa com inscrições até julho
Compartilhar
Iniciativas inovadoras, pesquisas acadêmicas e projetos de impacto socioambiental na região metropolitana do Rio de Janeiro podem concorrer a premiações em três categorias distintas. Evento de lançamento para convidados teve a presença de Edna dos Santos-Duisenberg, considerada a mãe da economia criativa
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa, uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (PPGECEI) da ESPM, e em parceria com a escola digital co.liga, da Fundação Roberto Marinho.
O prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar estudos acadêmicos, empreendimentos criativos e projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental da região metropolitana do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas até 6 de julho de 2025, pelo site.
Segundo Sandra Sanches, diretora do Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa, a iniciativa nasceu do desejo de dar protagonismo a ideias e projetos que têm enorme capacidade de mudar realidades locais e gerar novas perspectivas para a cidade. “Valorizar iniciativas criativas é fortalecer o potencial transformador do Rio. Quando damos visibilidade a esses projetos, estamos investindo em soluções que unem cultura, inovação, impacto social e sustentabilidade"
Para celebrar o lançamento da nova edição, a ESPM promove, em 21 de maio, um evento no campus Glória Villa-Aymoré, com uma roda de conversa sobre o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento do Rio de Janeiro. Entre os convidados, destaca-se a diplomata Edna dos Santos-Duisenberg, referência internacional na área e fundadora do primeiro Programa de Economia Criativa da ONU, lançado em 2024.
“A parceria da Fundação Roberto Marinho com a ESPM no Prêmio cRio reforça nosso compromisso com a valorização de trajetórias criativas e soluções que nascem nos territórios. Reconhecer e promover iniciativas transformadoras é essencial para impulsionar uma economia criativa mais conectada com os desafios e potências do Rio de Janeiro”, destaca o secretário-geral da FRM, João Alegria.
Sobre o Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa
O prêmio contempla três categorias principais:
-
Estudos e Pesquisas: voltada para teses de doutorado, dissertações de mestrado e produtos técnicos-tecnológicos desenvolvidos entre 2019 e 2024. Os trabalhos devem se enquadrar em uma das três linhas de pesquisa: Territórios Criativos e Desenvolvimento, Memória e Representação ou Gestão, Empreendedorismo e Inovação em Setores Criativos.
-
Empreendimentos Criativos: voltada a iniciativas locais inovadoras com atuação comprovada na região metropolitana do Rio. Serão premiados negócios que se destaquem em áreas como Patrimônio Cultural, Artes, Mídias e Criações Funcionais, nas subcategorias de produtos criativos ou modelos de negócio inovadores.
-
Categoria Especial: Ambiente & Clima: premiação dedicada a projetos ou tecnologias sociais com foco no enfrentamento da emergência climática e promoção do desenvolvimento sustentável.
Ao todo, serão concedidos 17 prêmios, sendo oito na categoria de Estudos e Pesquisas, oito para Empreendimentos Criativos e um na categoria Especial. Os vencedores serão anunciados em cerimônia no dia 7 de novembro de 2025.
Os trabalhos premiados na categoria Estudos e Pesquisas farão parte de uma publicação especial em formato e-book pela coleção cRio ESPM, reforçando o compromisso da instituição com a disseminação do conhecimento aplicado à transformação da sociedade. As iniciativas premiadas nas categorias Empreendimentos Criativos e na categoria especial Ambiente e Clima receberão um Prêmio em dinheiro no valor de cinco mil reais.
Serviço
Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa – Edição 2025
Inscrições: de 21 de maio a 6 de julho de 2025
Site: www.espm.br/premiocrio
Divulgação dos premiados: 7 de novembro de 2025
Categorias: Estudos e Pesquisas, Empreendimentos Criativos e Ambiente & Clima
Para mais informações ou agendamento de entrevistas, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da ESPM Rio.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia, Salvador e Curitiba. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
Sobre a co.liga
A co.liga, escola virtual de economia criativa com diversos cursos gratuitos online e oportunidades de trabalho, pode ser acessada em coliga.digital. São ao todo 38 cursos nas categorias de Artes Visuais, Gastronomia, Moda, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural e Temas Transversais que dialogam com outros segmentos da economia criativa.
A co.liga é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho, que tem a Motiva, por meio do Instituto CCR, como parceira mantenedora. De acordo com dados do projeto, quatro entre dez estudantes tiveram uma oportunidade de trabalho remunerado após a conclusão das aulas. A co.liga também já se consolidou como um canal de formação profissional e inclusão produtiva para as juventudes, especialmente das classes C, D e E.