Notícia: Canal Futura promove formação para equipe de comunicação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Canal Futura promove formação para equipe de comunicação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Compartilhar

Jornalistas da Undime, de diferentes regiões do país, participaram de oficinas no Rio de Janeiro sobre estratégias e práticas de comunicação na educação

Na imagem, um grupo de pessoas está reunido em uma sala de formação. Elas estão sentadas em mesas organizadas em formato de “U”, voltadas para a parte da frente da sala. No centro, de pé, há um pequeno grupo de facilitadores ou convidados apresentando algo ao público. Ao fundo, um projetor exibe uma imagem em uma tela na parede. Sobre as mesas, há materiais de apoio, copos verdes e garrafas de água. O clima é de atenção e troca, em um ambiente de encontro ou atividade colaborativa.
Formação foi conduzida pela equipe da Fundação Roberto Marinho e convidados. Foto: Jaqueline Suarez

A Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, promoveu um encontro de formação com a equipe de comunicação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Jornalistas de todas as regiões do país participaram de dois dias de oficinas voltadas à reflexão sobre os desafios e possibilidades da comunicação no campo educacional. Realizadas no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7, as atividades foram conduzidas por profissionais da própria Fundação e especialistas convidados. 

A programação do encontro contemplou temas centrais para o planejamento e a execução da comunicação institucional. Posicionamento de marca, assessoria de imprensa, mídias digitais, escrita criativa e fotografia estiveram entre os eixos trabalhados ao longo das oficinas. 

"Compartilhar a metodologia da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura com os profissionais da Undime marca o início de uma parceria. Nosso objetivo é aprofundar essa colaboração, fortalecendo o trabalho das equipes de comunicação que atuam diretamente com a educação pública. Qualificar essa atuação é também qualificar o debate público sobre educação. Quando comunicamos melhor as políticas, os projetos e as conquistas de uma rede de ensino, contribuímos para que a sociedade compreenda seu valor e participe mais ativamente da construção de soluções", avaliou o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria.

A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular, em um ambiente que parece ser uma sala de reunião ou formação. Quatro pessoas estão em destaque, conversando de forma concentrada. Elas estão inclinadas para a mesa, com expressão séria e atenta, sugerindo um diálogo ou trabalho colaborativo. Sobre a mesa há garrafas de água, copos verdes, cadernos, canetas, celulares e bolsas de tecido verdes com uma marca ou logotipo. Ao fundo, outras pessoas também estão reunidas em mesas, em c
Profissionais da Undime de todas as regiões do país participaram do encontro. Foto: Jaqueline Suarez

Para Keyson Cunha, jornalista da Undime no Rio Grande do Norte, o encontro reforça o papel estratégico da comunicação na atuação da entidade. “Para mim, essa experiência tem sido extremamente importante para fortalecer nossa atuação nos estados. Essa troca nos permite construir uma comunicação mais estratégica e eficaz, potencializando a divulgação de conteúdos relevantes ao nosso público. Isso amplia a presença e o reconhecimento da nossa marca e reforça o papel da Undime na defesa de uma educação pública de qualidade. Encontros como este fortalecem nossa comunicação interna e externa e nos inspiram a refletir sobre nossas práticas, permitindo redefinir rotas e estratégias com ainda mais propósito”, ressalta. 

A percepção é compartilhada por Ana Carolina Santiago, jornalista da seccional da Undime no Acre, para quem o encontro também foi marcado pela troca entre profissionais de diferentes regiões. “É a primeira vez que participo de uma experiência como essa, e com certeza está sendo uma vivência extraordinária, uma oportunidade única de aprendizado, troca de experiências e socialização com os colegas da área da comunicação”, destaca. 

Segundo Ana Carolina, muitos dos temas trabalhados na formação fazem parte de sua rotina profissional. Ela destacou, em especial, a discussão sobre gerenciamento de crises — um assunto fundamental para a área, mas ainda pouco debatido no cotidiano das equipes de comunicação. “A troca sobre gerenciamento de crise agregou muito para mim. Pudemos analisar, a partir de diferentes perspectivas, como agir em um momento delicado como esse”, afirma. 

Jornalista da Undime em Santa Catarina há 12 anos, Bruna Carvalho atua na produção e gestão de conteúdo. Ela destaca que, além da formação, o encontro permitiu a troca com profissionais de outros estados, fortalecendo a rede institucional. “É um momento histórico para a comunicação da Undime, pois é a primeira vez que as equipes das seccionais se reúnem em uma formação conjunta. Estou grata pela oportunidade de vivenciar essa experiência ao lado de tantos profissionais incríveis, que me permitiram ampliar conhecimentos e fortalecer ainda mais nossa comunicação institucional”, afirma. 

Para ela, as oficinas se destacaram pela articulação entre teoria e prática, evidenciando a importância do planejamento e da integração dos esforços para uma comunicação mais consistente. “Saio da formação com ideias que, certamente, aplicarei no dia a dia, tanto na criação de narrativas mais envolventes, quanto na presença do digital da Undime Santa Catarina”. 

Um Geração Futura especial 

O Geração Futura é um programa formativo do Canal Futura realizado há mais uma década. No formato original, jovens universitários participam de uma imersão para vivenciar, na teoria e na prática, todas as etapas da produção audiovisual. Para o encontro com a Undime a intenção foi adaptar metodologia e conteúdo do programa para dialogar com a realidade de profissionais experientes que atuam em diferentes segmentos da comunicação, no campo da educação. Assim, surgiu a proposta formativa do encontro.  

"O mais importante foi conhecer profissionais extremamente comprometidos em revisitar as suas práticas diárias, sempre com muito entusiasmo. Foi uma imersão coletiva e necessária para quem atua em Comunicação, que muda com a velocidade da luz. Ver a interação e animação dos nossos colegas da Undime para promover, da melhor forma, a educação pública em nosso país nos trouxe novos e enriquecedores aprendizados também", ressalta a coordenadora de imprensa da Fundação Roberto Marinho, Adriana Martins. 

Um dos especialistas convidados para ministrar as oficinas foi Tcharly Briglia, professor e comunicador baiano. Sua relação com o Canal Futura começou em 2014, quando participou do Geração Futura durante a graduação. Atualmente, ele é doutorando em Comunicação e Cultura na Universidade Federal da Bahia. 

Segundo Tcharly, a oficina de escrita criativa teve como foco provocar o olhar dos participantes para as possibilidades da linguagem. “A intenção foi despertar o interesse pelas diversas nuances da escrita. Discutimos o processo criativo, as etapas da produção textual e realizamos exercícios práticos, tomando como referência exemplos da literatura, das redes sociais e da publicidade”, explica. 

Para ele, retornar ao Futura tem um significado especial. “Estar no Futura é sempre um prazer. Acredito muito no potencial de transformação social dos projetos da Fundação Roberto Marinho. A articulação entre educação e comunicação é extremamente potente para gerar mudanças e promover revoluções no país”, conclui.

Sobre o Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI – DN; SESI – SP; Fundação Bradesco; Itaú Social e Globo.

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

O Futura também está presente nas redes sociais: TikTokInstagramXFacebook e YouTube.