Notícia: Y20: Pará sediará pré-cúpula do Grupo de Juventude do G20

Y20: Pará sediará pré-cúpula do Grupo de Juventude do G20

Ao longo de três dias, Belém vai se tornar a capital dos diálogos e negociações de temas importantes para jovens do Brasil e do mundo.

O estado do Pará, na Região Norte do Brasil, se prepara para sediar o encontro do Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes do G20, o Y20 (Youth20), que pela primeira vez é liderado pelo Brasil. Essa agenda integra as ações de descentralização que buscam transformar o Y20, a exemplo do G20, num fórum mais acessível e representativo.

A pré-cúpula acontecerá entre os dias 17 e 19 de junho, com abertura no Theatro da Paz, seguida de atividades no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e na Usina da Paz - Cabanagem; e reunirá delegações internacionais dos membros do G20 e de países da OTCA, representantes de todos os Estados do Brasil, bem como lideranças jovens e ativistas sociais, de juventude e ambientais, do Estado do Pará e de diferentes partes do Brasil.

"O objetivo do encontro é subsidiar a elaboração de um documento com reivindicações e propostas das juventudes para o Summit do Y20, em agosto no Rio de Janeiro, para ser entregue durante a Cúpula de Líderes do G20, em novembro. Trabalhamos para fortalecer o protagonismo das juventudes nos espaços de tomada de decisão do G20 e do mundo.", afirma Marcus Barão - Chair do Y20 e Presidente do Conselho Nacional da Juventude.

Os temas prioritários para a Presidência Brasileira do Y20 são: Combate à fome, à pobreza e à desigualdade; Mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; Reforma do sistema de governança global; Inclusão e diversidade; e Inovação e futuro do mundo do trabalho.

O G20 é formado pelos 19 países-membro (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia), os dois órgãos regionais (União Africana e a União Europeia), além de Angola, Egito, Nigéria, Espanha, Portugal, Noruega, Emirados Árabes Unidos e Singapura - os países convidados pelo Brasil.

O evento é realizado pelo Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes do G20 - Y20, o Governo do Estado do Pará, o Conselho Nacional da Juventude e a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, e integra o contexto do G20 Social.

Saiba mais sobre o Youth 20 (Y20)

Jovens estão sentados e sentadas no chão de uma quadra de esportes.

Rumo à COP30

O Pará também está se preparando também para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), o mais importante evento ambiental do planeta, em novembro de 2025.

A COP reúne anualmente lideranças mundiais para dialogar e debater soluções para conter o aquecimento global, além de estimular a criação de alternativas sustentáveis para a vida no planeta.

Nesses dois anos que antecedem a COP30, em compromissos já firmados, os países estão imprimindo esforços para implementar as Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, em inglês). O Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 48% até 2025 e em 53% até 2030, em relação às emissões de 2005.

Em 2023, Belém foi sede da Cúpula da Amazônia (IV Reunião dos Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica) e dos Diálogos Amazônicos, que contou com ampla participação da sociedade civil e teve como objetivo pautar a formulação de novas estratégias para a região.

O momento reflete o comprometimento do Brasil no enfrentamento das mudanças climáticas, reforçando a importância da região amazônica para o equilíbrio ambiental.

"A pré-cúpula do Y20 reforça o protagonismo e o compromisso do Brasil e do Estado do Pará com a agenda internacional e com a participação social, possibilitando uma conexão profunda entre o G20, enquanto principal mecanismo intergovernamental formado visando ao diálogo, ao estabelecimento de acordos e de políticas em comum, especialmente na área econômica, com a COP30, como principal mecanismo de diálogo e negociação sobre a mudança climática", conclui Ronald Sorriso - Secretário Nacional da Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Sobre o Youth 20 (Y20)

Como parte integrante do G20 Social e eixo fundamental dos fóruns de diálogos com a
sociedade civil, o Youth20 (Y20) é o grupo oficial de engajamento das juventudes no G20.

À medida que o mundo avança para um futuro cada vez mais interconectado e complexo, o
papel das juventudes torna-se vital na formulação de políticas públicas e na transformação social. O Y20 surge nesse cenário, proporcionando a jovens líderes de todo o mundo a oportunidade de participar como protagonistas dos processos de reflexão sobre questões globais, compartilhar experiências e conhecimento, argumentar, negociar e construir propostas, soluções e consensos para as discussões e decisões do G20.

Realizado oficialmente desde 2010, o Y20 tornou-se amplamente reconhecido como um
dos fóruns de mais alto nível de influência internacional e um dos mais importantes do mundo na temática de juventudes.

Neste ano, a Presidência brasileira do Y20, liderada pelo Conselho Nacional de Juventude, propõe a reflexão em torno de 5 temas, que serão objeto de discussão entre 5 delegados e delegadas dos países que participarão da edição brasileira do G20: os 19 países-membro (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia), os dois órgãos regionais (União Africana e a União Europeia), além de Angola, Egito, Nigéria, Espanha, Portugal, Noruega, Emirados Árabes Unidos e Singapura - os países convidados pelo Brasil.

Saiba mais sobre o Youth 20 (Y20)

Sobre a Fundação Roberto Martinho

A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás.  Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem.

A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.  Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho.

Ajude o Aprendiz Legal a evoluir

O que você achou desse conteúdo?