Você sabe o que são ODS?
Compartilhar
Descubra como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem te inspirar a contar histórias que transformam o mundo!
Enchentes que devastaram municípios no Rio Grande do Sul, secas severas, ondas de calor extremo e queimadas de norte a sul do país. Os impactos da crise climática estão cada vez mais visíveis e presentes no nosso dia a dia.
A agenda da sustentabilidade é urgente. Mais do que nunca, é preciso agir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas no Brasil e no mundo.
Pensando nisso, em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo principal é promover um apelo e pacto global para:
● Acabar com a pobreza;
● Proteger o meio ambiente e o clima;
● Garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.
Ao todo, são 17 objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Esses objetivos abordam desafios globais interconectados, como a desigualdade social, as mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade, e são divididos em áreas como educação de qualidade (ODS 4), igualdade de gênero (ODS 5), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), entre outros. A meta é garantir que ninguém seja deixado para trás no processo de desenvolvimento global.
No site da ONU você pode acompanhar em tempo real as principais ações que estão sendo feitas pelo país, onde estão sendo investidos os recursos de cada ODS, além dos parceiros nesta causa.
A importância dos ODS
Muito além de políticas governamentais ou ações de grandes corporações, os ODS envolvem a participação de todos os setores da sociedade, incluindo cidadãos, organizações sem fins lucrativos e até mesmo pequenas comunidades.
Esse pacto global é um chamado para ação conjunta, buscando soluções que considerem as realidades locais, mas com foco em objetivos globais.
Se você é cineasta, produtor ou estudante universitário, tem uma oportunidade única de contar histórias sobre esses temas com o 15º Doc Futura, uma iniciativa do Canal Futura e Fundação Roberto Marinho para promover o diálogo sobre os 17 ODS por meio de documentários.
Doc Futura: há 15 anos contando histórias que fazem a diferença
Em sua 15ª edição, o edital Doc Futura é uma excelente oportunidade para quem deseja produzir documentários que proponham uma reflexão sobre temas interessantes, complexos e atuais.
A edição comemorativa pelos 15 anos do Doc Futura tem como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Uma chance perfeita para cineastas de todo o Brasil mostrarem sua visão sobre os desafios e soluções para as questões mais urgentes do nosso tempo.
O edital vai selecionar projetos nas categorias de longa-metragem (até 120 minutos) e curta-metragem (até 15 minutos). Além disso, os selecionados terão a chance de participar de uma rodada de pitching com uma banca de especialistas.
É uma oportunidade de ouro para quem deseja que seu trabalho seja exibido em uma das maiores plataformas de distribuição audiovisual do Brasil.
Saiba mais sobre o 15º Doc Futura aqui!
Por que se inscrever no Doc Futura?
Além da chance de ver seu trabalho exibido nacionalmente, muitos talentos emergentes já passaram pelo Doc Futura e conseguiram destacar-se no cenário audiovisual brasileiro.
Casos como o de Chico Rasta, vencedor em 2021 com o filme "Mimbó", e Sabrina Demozzi, que estreou como diretora com o documentário "Mulheres que Migram", são exemplos inspiradores de como o edital pode abrir portas.
Longa-metragem
● Inscrições: de 1 de outubro a 8 de novembro de 2024
● Pré-seleção: de 11 a 29 de novembro de 2024
● Divulgação dos 10 projetos pré-selecionados: 05 de dezembro de 2024
● Workshop co.liga sobre pitching: dezembro de 2024
● Pitching e anúncio do vencedor: janeiro de 2025
● Assinatura do contrato: em até 30 dias após o anúncio do vencedor
● Produção e lançamento do filme: de fevereiro a dezembro de 2025
Curta-metragem
● Inscrições: de 1 de outubro a 8 de novembro de 2024
● Pré-seleção: de 11 a 29 de novembro de 2024
● Divulgação dos 30 projetos pré-selecionados: 05 de dezembro de 2024
● Workshop co.liga sobre pitching: dezembro de 2024
● Pitching on-line: dezembro de 2024/janeiro 2025
● Anúncio dos 15 selecionados e 5 vencedores: janeiro de 2025
● Assinatura do contrato: em até 30 dias após o anúncio dos vencedores
● Produção e lançamento dos filmes: de fevereiro a agosto de 2025
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.
Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
● Net e Claro TV – 534 HD e 34
● Sky – 434 HD e 34
● Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
● Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.
O Futura também está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, Facebook e YouTube.