Notícia: "SETA: Caminhos Possíveis": série sobre educação antirracista estreia no Futura

"SETA: Caminhos Possíveis": série sobre educação antirracista estreia no Futura

Por uma educação antirracista

Que tal a educação brasileira construída a partir do olhar de pessoas indígenas, quilombolas, negras de regiões urbanas periféricas e de especialistas em educação antirracista? É isso que a série “SETA: Caminhos Possíveis” propõe em seus quatro episódios, que convidam os espectadores a questionar os conteúdos que aprenderam na escola.

Ao longo da série, produzida pela ActionAid Brasil, que estreia em 15/10, às 11h30, no Canal Futura, são apresentados depoimentos de adolescentes e adultos negros, quilombolas e indígenas, que contam como é estar em um espaço escolar que não respeita ou reconhece suas culturas e histórias - às vezes, nem mesmo suas humanidades.

Para Ana Paula Brandão, diretora programática da ActionAid Brasil, "a comunicação e o audiovisual, em especial, são importantes ferramentas no processo de transformação social. A série “SETA: caminhos possíveis” ganha ainda mais importância porque conta histórias verdadeiras, de pessoas comuns, de territórios diferentes em que a educação antirracista foi ou será transformadora".

A cada episódio, o Brasil é colocado na tela a partir de vários territórios: a favela da Maré, no Rio de Janeiro, o Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia, e o Parque das Tribos, no Amazonas. Além desses espaços, temos a escola como cenário essencial nesse debate.

Sobre fundo amarelo, a logomarca colorida da série "SETA: caminhos possíveis".

Serviço

SETA: Caminhos Possíveis (5 min.)

A série “Seta: Caminhos Possíveis” defende a importância de uma educação transformadora e antirracista e propõe um caminho possível para isso!

Maratona de estreia: 15/10, sábado, 11h30min.

Sobre o Projeto SETA

O Projeto Seta é uma aliança inovadora, com sete organizações da sociedade civil nacional e internacional: ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’ta e a Uneafro Brasil. O Seta ainda é um dos vencedores da ação global da Fundação Kellogg para promoção da equidade racial (Racial Equity 2030).

Ajude o Aprendiz Legal a evoluir

O que você achou desse conteúdo?