Futura reforça atuação social pela infância
Compartilhar
Para o Futura, infância é assunto sério. Tem sido assim desde nossa origem: produções e coproduções audiovisuais dedicadas a crianças e jovens, projetos relevantes relacionados a elas e eles (e ao que os cerca!), valorização da faixa de programação infantil, conteúdo e curadoria qualificados e ações para uma maior atenção aos temas da infância e das juventudes são algumas de nossas frentes.
No mês das crianças, reforçamos esse posicionamento nas telas do Futura (tv, Globoplay e canal do Futura no Youtube) e nos campos mais diretamente ligados à sociedade e suas ferramentas de atuação.
Para começar: a Faixa Infantil do Futura ganhou ainda mais tempo de exibição! Antes de mais nada, tome nota dos dias e horários para encaixar certinho com as rotinas de casa:
- De segunda a domingo - das 7h às 10h;
- De segunda a sexta: 16h às 18h, de segunda a sexta.
No dia 12 de outubro, as crianças vão aproveitar as estreias da 2ª temporada das séries Thiago & Ísis e os Segredos do Brasil, sobre as tradições culturais de diferentes regiões do país, e Teo e o Menino Azul, que acompanha um garoto e seu cão em uma jornada para entender o que há de errado no mundo. No dia seguinte, 13/10, é a vez de Tainá e os Guardiões da Amazônia, em que a brava menina e seus amigos lutam para salvar a floresta.
Atuação social
No campo da atuação social por meio das alianças, especialidade da Fundação Roberto Marinho e do Futura, o projeto Crescer sem Violência, parceria com o Unicef e a Childhood Brasil desde 2009, segue como referência com ações e projetos para prevenir e enfrentar as múltiplas formas de violência contra crianças e adolescentes.
Saiba mais sobre o Crescer sem Violência
O Futura também está presente no Grupo de Trabalho sobre Infâncias, organizado pela TAL (Televisión América Latina), participando do primeiro Conselho de Infâncias da América Latina: o RedTALi. O objetivo é garantir a participação das crianças na TV pública latino-americana. Priscila Pereira e Leonardo Campos são os representantes do Canal nesta ação.
Para Priscila, coordenadora de implementação de projetos da Fundação Roberto Marinho, é imprescindível que escutemos as crianças: "Ouvindo-as, conseguimos considerar suas particularidades regionais. Elas e eles contam sobre seus hábitos, interesses, gostos, o que fazem com os amigos, como querem ser retratadas na TV etc. É um espaço de escuta importante para definir diretrizes para coproduções futuras na faixa infantil”, explica Priscila.
“É nosso papel viabilizar a participação dessas crianças, de modo que tenhamos um retrato fiel das percepções de mundo delas e criemos programas alinhados às suas expectativas”, diz Leonardo, coordenador de aquisições e licenciamentos da Fundação Roberto Marinho.
Nesse sentido, um grupo formado por crianças de todos os países membros da TAL vem sendo composto para dialogar sobre hábitos de consumo e novas produções. Como membro desse comitê, coube ao Futura indicar as participantes do Brasil, e as crianças escolhidas foram Gabi Motta e Davi Luca, apresentadores do Quintal TV, série que traz temas sociais relevantes como futuro, democracia, consumo, arte, emoções e direito das crianças.
Quintal TV concorre ao Internacional Emmy Awards
A série pode conquistar mais um troféu no próximo dia 20 de novembro: Quintal TV foi indicada para a faixa infantil da 51ª edição do International Emmy Awards!
Com coprodução da Delicatessen, o programa já foi reconhecido como “Melhor Conteúdo de Identidades Coletivas” pelo Prêmio TAL 2022, da Televisión América Latina, e “Best Live-Action Television”, do 39th Chicago International Children's Film Festival (CICFF39).
A direção da série é de Pablo Uranga, com consultoria da educadora e curadora educacional Bia Jabor, na 2ª temporada, e da pedagoga e Doutora em Educação, Waldete Tristão, desde a criação da série.
Saiba mais sobre a premiação e a Quintal TV
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae.
O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
- Net e Claro TV – 534 HD e 34
- Sky – 434 HD e 34
- Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
- Oi TV – 35
O canal está disponível também em uma rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. É possível ainda o acesso gratuito via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, que conta com um catálogo audiovisual com mais de 185 títulos e 4.500 vídeos.