Notícia: Canal Futura reforça a importância da igualdade racial com eventos no Dia da Consciência Negra

Canal Futura reforça a importância da igualdade racial com eventos no Dia da Consciência Negra

Documentário “Mimbó”, do cineasta Chico Rasta, será exibido no Futura e nos eventos que vão reunir projetos antirracistas no Quilombo do Sacopã, no Rio, e na Comunidade Mimbó, em Amarante, no Piauí

No dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o Canal Futura promove dois eventos para celebrar a data, reunindo responsáveis por projetos antirracistas e reforçando a importância de uma educação contra todo e qualquer tipo de preconceito. Os eventos vão acontecer no Quilombo do Sacopã (no Rio de Janeiro) e na Comunidade Mimbó (em Amarante, no Piauí). A comunidade foi tema do documentário “Mimbó”, do cineasta Chico Rasta, que venceu em 2021 o 12º Doc Futura e que será exibido nos dois eventos.

Essas ações integram a celebração pelo Dia da Consciência Negra, que inclui também uma programação especial durante 24h no Futura. “O 20 de novembro acontece todos os dias na Fundação Roberto Marinho e no Canal Futura, que sempre priorizaram em sua agenda as questões relacionadas a uma educação antirracista, contra o preconceito e a discriminação racial. É essencial conscientizar a sociedade sobre a importância da igualdade racial e combater o racismo por meio da educação e o diálogo, como sempre fizemos”, ressalta Acácio Jacinto, gerente adjunto do Futura.

“Mimbó” exalta a força da comunidade em ações de educação e trabalho

O Quilombo do Mimbó reúne cerca de 600 pessoas na comunidade piauiense surgida a partir de quatro escravizados fugidos e que viveram por 30 anos dentro de uma caverna, sem saber que, nesse período, a abolição havia sido aprovada. Nesses 200 anos de existência, a líder comunitária Ideuzuita Paixão, de 68 anos, neta de um dos fundadores, resume bem o papel da comunidade quilombola: “A gente existe porque resiste”.

Em 53 minutos, o documentário “Mimbó” exalta a força da comunidade nas atividades de educação e trabalho e a importância da união em torno da reivindicação dos títulos de posse da terra para que evitem ações de despejo na comunidade. Além da exibição nos eventos, o filme será exibido no Canal Futura nos dias 20, às 20h, e 22, às 2h.

“Consideramos de grande representatividade estarmos na programação especial do Futura, um canal de Educação, numa data que simboliza a resistência e ancestralidade dos povos vindos da Mãe África. Contar a história do Mimbó é contar a história do Brasil e dos povos que foram escravizados por mais de 300 anos e que também se confunde com os movimentos de independência do país. É um símbolo de persistência e luta que serve de exemplo e precisa ser reconhecido”, reforça o diretor Chico Rasta, que estará presente no evento do Canal Futura na comunidade, no dia 20 de novembro.

Uma idosa negra olhando para a câmera
Imagem dos bastidores da gravação de "Mimbó". Foto: Divulgação

Projetos SETA, Consciência Negra, Redes da Maré, Livraria Timbuktu e Afrolage se reúnem em evento da Fundação Roberto Marinho no Quilombo do Sacopã

Das 10h às 17h, o Canal Futura vai reunir diversos projetos antirracistas no Quilombo do Sacopã, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Constituído em 1929, é a última comunidade tradicional negra na Zona Sul do Rio de Janeiro e tornou-se um local de engajamento a favor das causas negras.

Estão confirmadas as presenças de autoridades de projetos relevantes à educação antirracista, como o Projeto Seta (Sistema de Educação por uma transformação antirracista), Redes da Maré, Livraria Timbuktu e o grupo Afrolage com sua Roda de Jongo.

“A data é muito importante dentro dos movimentos negros, pois Zumbi é uma das grandes figuras que ajuda a gente a pensar movimentos de emancipação, liberdade e autonomia pra pessoas pretas. É fundamental fazer ações pensando o 20 de novembro com quem está nas bases, nas linhas de frente das lutas de combate ao racismo, como justamente são as populações quilombola, as residentes em favelas e periferias pelo Brasil. São as datas, os formatos e os movimentos que a gente quer para uma real emancipação e uma garantia efetiva da cidadania plena pra pessoas negras no Brasil”, reforça Pâmela Carvalho, educadora social e coordenadora de projetos do Redes da Maré, que estará presente no evento do Quilombo do Sacopã.

Veja a programação do evento no Quilombo do Sacopã (Rua Sacopã, 250, Fonte da Saudade – Rio de Janeiro, RJ):

  • 10h/10h30h – Momento de Confraternização;
  • 11h – Abertura e boas-vindas – Projeto SETA, Consciência Negra e Canal Futura;
  • 11h30 – Pâmela Carvalho (Redes da Maré, educadora social e pesquisadora) fala sobre a importância do 20 de novembro para o enfrentamento ao racismo;
  • 12h30 – Gaby Makena (doutoranda em educação, ativista intelectual e idealizadora da Livraria Timbuktu) fala sobre a importância de uma educação afrocentrada (alfabetização), suas experiências com crianças. Exposição de livros durante o evento;
  • 14h30 – Acácio Jacinto anuncia a abertura do edital do 13º Doc Futura e exibe o vídeo de 1 min do diretor do documentário “Mimbó”, Chico Rasta. Exibição do Documentário “Mimbó”;
  • 15h às 16h30 – Roda de Jongo AFROLAGE com uma fala sobre a importância do Jongo como cultura ancestral negra;
  • 17h – Encerramento.

Comunidade Mimbó celebra com o Canal Futura o Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, a Comunidade Mimbó (Amarante, Piauí), vai reunir os convidados em um evento especial das 8h às 16h30. O documentário “Mimbó” será exibido e haverá ainda apresentação de artistas locais e concurso de Miss Beleza Negra. Veja abaixo a programação do dia:

  • 8h – Abertura e falas dos convidados
  • 9h – Exibição do documentário Mimbó, vencedor da 12ª Edição do Doc Futura
  • 10h – Apresentação do Pagode do Mimbó e Terreiro de Ogum
  • 11h – Desfile para Escolha do Mister, da Musa e da Miss Beleza Negra
  • 12h30 – Almoço
  • 14h – Anúncio do Resultado do Concurso Beleza Negra
  • 15h30 – Show Musical

Ajude o Aprendiz Legal a evoluir

O que você achou desse conteúdo?